Artigo do Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves sobre a Etnia Ucraniana na Política Paranaense é publicado pela Revista NEP da UFPR

No artigo: A Etnia Ucraniana na Política Paranaense, o Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves teve por objetivo contribuir na reflexão sobre a integração social e política das diversas etnias (imigrantes) que foram compondo a população do estado do Paraná, a partir do final do século XIX, tendo como referência uma ampla bibliografia que discute as particularidades que a imigração provocou na população brasileira, principalmente ao sul do país. A etnia estudada é a ucraniana, um povo com características culturais bastante específicas, com destaque à sua religião católico-ucraniana e ortodoxa, e abrangendo brevemente a história de sua imigração, para a qual se dirigiram em sua maioria para o estado do Paraná. O foco do trabalho concentra-se, entretanto, na participação política dos mesmos, isto é, em especial àqueles que foram eleitos para os cargos de deputado estadual e deputado federal, no Paraná, pós 1947. Enfim, os “ucranianos” tiveram acesso, por via eleitoral, à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal? E mais, ser eleito deputado sinalizava fortemente a integração dos mesmos na sociedade? E, até que ponto, o deputado eleito representava os interesses da etnia a que descende e pertence? Realiza-se, então, uma biografia coletiva destes políticos “ucranianos” eleitos, como forma de se entender o processo de integração deste grupo étnico que compõem a sociedade paranaense pela representatividade política. E utiliza-se de metodologias como a de se conhecer melhor a ampla comunidade ucraniana existente no Paraná, em especial das cidades de Curitiba e Prudentópolis, a revisão bibliográfica sobre os ucranianos, leituras de jornais, biografias e entrevistas com deputados e ex-deputados para compreender suas percepções sobre o tema.

Você pode ler o artigo na íntegra, clicando aqui.

Sobre a Revista NEP: Revista dos discentes do grupo de pesquisa CNPQ – Núcleo de Estudos Paranaenses do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, tem o propósito de constituir um espaço permanente de interlocução com sociólogos e pesquisadores de áreas afins, no país e no exterior que se dedicam ao estudo do Paraná, em específico e a temática Sociedade e Estado, além dos estudos regionais em geral. A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas e outras contribuições – pequenos textos de natureza acadêmica, informativa.

One thought on “Artigo do Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves sobre a Etnia Ucraniana na Política Paranaense é publicado pela Revista NEP da UFPR

  1. Frank Miler says:

    Parabéns ao Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves pelo artigo. Muito interessante pois não sabia dessa questão. Em São Paulo muitos falam sobre muitos libaneses na política também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo