Abertura do Ano Acadêmico 2019

Hoje, 11 de fevereiro, aconteceu a abertura do Ano Acadêmico 2019 aqui na FASBAM. O evento iniciou com a acolhida do Coordenador Acadêmico, Prof. Dr. Teodoro Hanicz e com a celebração da Divina Liturgia de São João Crisóstomo no Rito Greco-Católico Ucraniano, presidida pelo Superior Provincial da Ordem de São Basílio Magno, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM.

Pe. Antônio, durante a sua homilia, exortou os estudantes a colocarem seus talentos a serviço do próximo para produzir frutos, porque o carisma de cada um se torna propriedade de todos quando estamos em comunidade e sob a ação do Espírito Santo. Pois como diz São Basílio Mango, é “na comunidade que o indivíduo usufrui do próprio carisma, partilhando-o com os outros e colhendo os frutos dos dons alheios, como se fosse dos seus próprios”.

Após o término da Divina Liturgia, houve um momento de convivência e, em seguida, a aula magna com o Prof. Santareno Miranda, Coordenador no Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Grupo Educacional Bom Jesus, com o tema “Leitura, Conhecimento e Filosofia”.

O Prof. Santareno, natural de uma aldeia do interior da Angola, onde vivia da caça, da pesca e da agricultura, partilhou com os estudantes, professores e reitores a sua história de vida, enfatizando a persistência na busca pelo conhecimento. O ponto inicial de sua história foi quando ganhou um livro de sua professora que o incentivou a conhecer o mundo pela leitura. Mas a Guerra Fria havido chegado na Angola, motivo pelo qual o Prof. Santareno foi obrigado a servir o exército. Neste meio tempo, Santareno encontrou o endereço de uma escola do Brasil na lata de lixo e com a ajuda dos brasileiros da missão de paz da ONU que estavam na Angola, ele veio até o Brasil para recomeçar a sua vida. No começo sofreu muito por aqui também, mas hoje colhe os frutos de sua persistência pelo conhecimento, sendo graduado em Teologia e Filosofia com Mestrado em Psicologia. Santareno também ajuda milhares de angolanos a ter acesso à educação por meio do envio de livros ao país africano.

5 thoughts on “Abertura do Ano Acadêmico 2019