Tem Início o Primeiro Curso de Pós-Graduação em Mariologia do Sul do Brasil

Respondendo ao apelo do Concílio Vaticano II, que na Constituição Dogmática Lumen Gentium (LG n. 67) recomendou que “teólogos e pregadores da palavra divina (…) cultivem o estudo da Sagrada Escritura, dos Santos Padres e Doutores e das liturgias da Igreja para retamente ilustrar os ofícios e privilégios da Bem-aventurada Virgem que sempre levam a Cristo, origem de toda verdade, santidade e piedade”, a FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, em parceria com o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, lança o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Mariologia.

E foi com alegria que no sábado, 20 de outubro, após a celebração Eucarística, Prof. Ir. Irineu Letenski, OSBM, Diretor Geral da FASBAM, abriu oficialmente o curso, que contou com a presença de 31 alunos na primeira aula ministrada pelo Prof. Pe. Francisco Santos Lima, CSsR – “Maria no Antigo Testamento”.

Ao final do primeiro dia de aula os alunos (entre eles sacerdotes, diáconos, religiosos, educadores, profissionais liberais e cristãos interessados pelo estudo de Mariologia) fizeram excelente avaliação. Como disse o coordenador do curso, Diác. Edilson da Costa, “o curso trata-se de momento especial para aprofundar o conhecimento sobre a figura de Maria, levando em conta o aspecto intelectual, espiritual, moral, litúrgico e pastoral”.

Espera-se que essa parceria entre a FASBAM e o maior centro de devoção mariana de Curitiba, produza abundantes frutos e represente o início de estudos sobre Maria e seu Filho: Maria encontra-se com Jesus no centro da história em que acontece o mistério da encarnação salvadora. Por isso, “o curso procura conhecer e acolher Maria, grande dom entregue por Jesus no alto da cruz à Igreja e à humanidade – ‘Eis aí a tua mãe’. Depois desse gesto de Jesus, não é mais indiferente aceitar ou recusar Maria em nossas vidas”, concluiu Ir. Irineu.