Mosteiro São Basílio Magno e FASBAM sediam reunião da ARSEM (Associação dos Reitores e Formadores dos Seminários Maiores)

Hoje, 16 de maio, o Mosteiro São Basílio Magno e a FASBAM sediaram o encontro da ARSEM (Associação dos Reitores e Formadores dos Seminários Maiores), que foi assessorado pelo Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana de São João Batista, Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Às 8h, os reitores foram recepcionados pelo Pe. Mario Marinhuk, OSBM, padre superior do Mosteiro São Basílio Magno que é a sede de estudos da Província São José da Ordem de São Basílio Magno, e pelo Prof. Dr. Irineu Letenski, diretor geral da FASBAM, com um café da manhã. Após a refeição, todos se dirigiram à capela do Mosteiro para a celebração da Hora Primeira do Ofício Divino. Na sequência, todos foram para uma das salas do Curso de Filosofia da FASBAM para uma conversa com o Arcebispo. Antes de iniciar a conversação com os formadores e reitores, o Arcebispo recebeu as boas vindas por parte do presidente de ARSEM, Pe. Fabiano Dias Pinto, reitor do Seminário Maior Arquidiocesano Rainha dos Apóstolos (Arquidiocese de Curitiba).

Ao discorrer sobre a realidade da Metropolia Ucraniana, Dom Volodemer expôs o processo de formação para o sacerdócio, inclusive as dificuldades que essa dinâmica comporta. A temática causou grande curiosidade e interesse quando foram apresentadas algumas diferenças existentes entre o clero da Igreja de Rito Romano e das Igrejas de Ritos Orientais, diferenças essas, muitas vezes, desconhecidas no Ocidente. Pe. Fabiano enfatizou que o conhecimento da tradição Oriental é muito importante e enriquecedor para todos. Por isso, enfatizou, que é preciso estudar e conhecer as diretrizes e os documentos do magistério a esse respeito.

Ao encerrar o encontro, Dom Volodemer frisou que sempre se deve buscar a graça de Deus, já que a vocação ao sacerdócio é de iniciativa divina e que tudo contribui como meio, mas a pessoa de Jesus Cristo deve ser o ponto central na formação.

Cabe ressaltar que os encontros da ARSEM se realizam nas segundas quartas-feiras de cada mês, sempre em uma das casas de formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo