Conheça mais sobre o Curso de Filosofia da FASBAM

Para Sócrates, “a filosofia era uma preparação para a morte”. Mas, na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), acreditamos que a Filosofia seja uma preparação para a vida. Assim, nosso curso tem como principal finalidade permitir uma reflexão crítica do mundo, da natureza e das relações entre as pessoas.

Nesse intuito, a FASBAM leva em seu gabarito o compromisso de formar profissionais para atuarem no mercado de trabalho em educação e, também, garante o desenvolvimento acadêmico de bacharéis em Filosofia sob uma perspectiva humana alicerçada na ciência e na cultura, o que contribui de modo especial para a formação de futuros pensadores, críticos e líderes sociais – como é o caso de muitos alunos de nossa instituição que são candidatos à vida sacerdotal religiosa.

Focada numa sólida formação intelectual e humana, a FASBAM contempla em suas cadeiras um renomado corpo docente, formado por especialistas, mestres e doutores em Filosofia e áreas correlatas, o que garante ao corpo discente a possibilidade de ser conduzido a um processo de conhecimento qualificado.

Para quem deseja cursar Filosofia, a FASBAM é uma instituição reconhecida pelo MEC e realiza concurso vestibular de ingresso, acolhendo estudantes de várias partes da capital, do estado paranaense e do restante de todo o Brasil, proporcionando um ensino de excelência e voltado à reflexão acerca da vida e da complexidade de relações existentes no mundo atual por meio do conhecimento filosófico.

Quero estudar Filosofia na FASBAM, e agora?

 

Esteja atendo aos requisitos:

  • Ter o Ensino Médio concluído, com diploma e histórico escolar em dia;
  • Realizar a inscrição para o concurso vestibular, que ocorre sempre ao final de cada ano letivo. A inscrição poderá ser feita através do site ou diretamente na secretaria da instituição;
  • Pagar a taxa de inscrição e aguardar por e-mail o ensalamento e horário para realização da prova;
  • Se aprovado no vestibular, realizar matrícula no prazo estipulado;
  • Ter assiduidade às aulas e cumprir com o cronograma de horas, atividades e provas requeridas pela instituição, lembrando que o curso tem duração de 03 anos.

 

O que preciso saber sobre o curso de Filosofia

 

Quem estuda Filosofia aprende sobre as correntes do pensamento e estuda algumas das principais obras dos filósofos mais conhecidos do passado e da contemporaneidade, de modo a refletir sobre questões éticas, morais, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, o tempo e a verdade.

O mercado de trabalho para o Bacharel em Filosofia é muito amplo, tanto para quem deseja lecionar ou implantar projetos educacionais em empresas e instituições de ensino quanto para quem pretende fazer pesquisas e/ou prestar consultorias para instituições científicas, artísticas ou culturais.

Prepare-se para ler e escrever bastante, como forma de aprendizado e também para expressar suas ideias. A FASBAM proporciona diversos modos lúdicos de aprendizagem, como a realização de seminários e palestras.

A grade curricular da FASBAM é fundamentada nas indicações do MEC e, ao longo de três anos, nossos alunos estudam primeiramente disciplinas de Introdução à Filosofia e de Filosofia Geral. No decorrer do curso, entram as matérias temáticas, como História da Filosofia, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e da Linguagem e filosofia Política, por exemplo. Ao fim do curso, são exigidos trabalho de conclusão e comprovação de realização de estágio.

 

Dicas para quem vem de outra cidade

 

Curitiba é um dos principais polos educacionais do Brasil e conta com inúmeras universidades e faculdades com excelência no ensino. A FASBAM localiza-se no bairro do Seminário, próxima ao centro da cidade e contando com uma variedade de comércios, shopping center, áreas de lazer – como o Parque Barigui – e áreas residenciais.

Para quem vem de fora, é necessário comparecer presencialmente para realizar a prova de vestibular. E, no caso de ser aprovado, uma alternativa é visitar opções de apartamentos para compra ou venda próximo à FASBAM, o que pode contribuir tanto com a qualidade de vida do aluno, quanto para diminuir gastos com deslocamentos e perda de tempo no trânsito, embora a compra de um carro usado ou novo seja uma ótima opção para quem deseja estudar e trabalhar durante o período de faculdade. Antes da compra ou do fechamento de qualquer contrato, pesquise a procedência do bem adquirido e, estando com chaves na mão, comemore seu ingresso numa das mais importantes instituições de Filosofia do país!

 

1 thoughts on “Conheça mais sobre o Curso de Filosofia da FASBAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo