A questão da possibilidade de se provar ou demonstrar a existência de Deus acompanhou, desde os seus primórdios, o pensamento filosófico-teológico cristão. Embora ainda não se tratasse de uma demonstração sistematicamente desenvolvida, tal como ocorrerá sobretudo a partir do século XI, com Anselmo de Aosta, esta questão já se achava, explícita ou implicitamente, presente nos escritos dos Padres Apologéticos dos séculos II–IV. Esses escritos foram marcados pelo encontro e os embates das chamadas sabedoria cristã e sabedoria pagã, ou pelas relações entre fé e razão. Ao fazer equivaler Deus ao Sumo Bem (Summum bonum), Agostinho de Hipona, servindo-se das Escrituras e da tradição platônica (Platão e Plotino), fez desencadear-se de maneira mais direta aquelas tentativas de se indagar racionalmente sobre a existência de Deus, cujos desdobramentos se acentuaram no século XIII, com Tomás de Aquino, e se prolongaram depois.

Bernardo Lins Brandão
Filósofo

Tema: O Regional e o Universal na Arquitetura Sacra Cristã Católica. Respeitando os documentos da Igreja e utilizando a linguagem local como auxilio estético simbólico.

A prova da existência de Deus em Plotino

Professor de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenador do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM) da UFMG e editor da revista Nuntius Antiquus. Autor do livro Rua Musas (2013), traduziu a Enéada VI, 9 de Plotino (2020) e o Sobre o Livre Arbítrio de Agostinho (2021). Possui graduação em Grego Antigo e em Português pela UFMG, e mestrado e doutorado em Filosofia pela UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega antiga, filosofia antiga, recepção da filosofia antiga, neoplatonismo.

Maurizio Filippo Di Silva

A prova da existência de Deus no De libero arbitrio de Agostinho de Hipona

Possui doutorado em Scienze Filosofiche (Università degli Studi di Napoli Federico II, 2011). Tem experiência nas áreas de História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval e Ontologia, tendo se especializado no pensamento de Agostinho em sua relação com a Filosofia Antiga. Realizou pesquisas no Institut des Études Augustiniennes e no Institut Catholique de Paris (2010) e foi bolsista do DAAD (Berlim, 2010). Atualmente é professor de Filosofia Antiga da Universidade Federal do Paraná (2015) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2016) da mesma instituição.

Lúcio Souza Lobo

A prova da existência de Deus no Proslógio de Anselmo de Aosta

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Rogério Miranda de Almeida
Filósofo e Teólogo

A prova da existência de Deus em Tomás de Aquino

Rogério Miranda de Almeida é doutor em teologia católica pela Universidade de Estrasburgo, na França, e doutor em filosofia pela Universidade de Metz, também na França, que hoje pertence à Universidade de Lorraine.

Foi professor de teologia e filosofia no Saint Vincent College, Latrobe, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Professor de filosofia no Pontificio Ateneo Santo Anselmo, em Roma e, de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Hoje é professor de filosofia na Faculdade São Basílio Magno.

A Jornada Teológico-Filosófica: As Provas da Existência de Deus será totalmente on-line e gratuita com transmissão ao vivo pelo Canal da FASBAM no YouTube: youtube.com/fasbam, nos dias 19, 20, 26 e 27 de abril de 2023.

Programação:

• Abertura: das 19h30 às 19h35
  • Conferência: das 19h35 às 20h30
  • Perguntas: das 20h30 às 20h45
  • Encerramento

Os interessados em receber o certificado válido para atividades complementares deverão realizar inscrição pelo botão abaixo e assinar a lista de presença ao final de cada encontro. Terão direito ao certificado gratuito aqueles que participarem em todos os encontros e assinarem todas as listas de presença.

Clique aqui e faça a sua inscrição gratuita!