“Eu, Constantino Augusto, e eu também, Licínio Augusto, reunidos felizmente em Milão […] cremos ser o nosso dever […] tratar também daqueles assuntos nos quais se funda o respeito à divindade, a fim de conceder tanto aos cristãos quanto a todos os demais a faculdade de seguirem livremente a religião que cada um desejar.” (Edito de Milão de 313, in: Lactâncio, “Sobre a morte dos perseguidores”)

No curso Uma história do Cristianismo: das origens à oficialização no Império Romano (século I d.C. ao V d.C.), ministrado pela Prof.ª Dra. Janira Feliciano Pohlmann, sob o ponto de vista da História, vamos estudar alguns caminhos percorridos pelo Cristianismo católico dentro do Império Romano, desde às pregações do apóstolo Paulo aos desdobramentos do Edito de Tessalônica (380). Em nossos encontros, exploraremos documentos antigos e bibliografia atualizada sobre o assunto, requerendo dos alunos e das alunas reflexões sobre o tema e propondo um diálogo entre Teologia, Filosofia e História, como solicita a saudável prática da interdisciplinaridade.

Janira Feliciano Pohlmann
Doutora em história

Lorem ipsum..

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado em História nesta mesma instituição. É membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR (NEMED-UFPR) e do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, unidade Franca-SP (G.LEIR-UNESP/Franca).

Clique aqui e faça a sua inscrição gratuita!

confira as conferências de todo o curso!

Conheça os nossos outros cursos