“Onde cresce a possibilidade da filosofia, que nos permite que nos decifremos, cresce a literatura, que nos dá instrumentos para nos contarmos como seres humanos”.  Assim a filósofa e escritora italiana, Ilaria Gaspari, em sua obra A vida secreta das emoções, demarca o território comum entre Filosofia e Literatura.

A relação entre a Filosofia e a Literatura, desde os gregos é não só possível como necessária. Evidente que, entre um e outro campo de saber, existem objetos distintos de conhecimento e métodos específicos de investigação teórica.

No entanto, muitos temas investigados no amplo leque das questões filosóficas do Ocidente são temas arquetípicos, igualmente tratados em diversos tipos de narrativas literárias e, por isso mesmo, não só enriquecem o discurso filosófico – vide Platão!,  mas contribuem sobremaneira para a compreensão desse mesmo discurso.

Silvia Maria de Contaldo
Doutora em Filosofia Medieval

Lorem ipsum..

Doutora em Filosofia Medieval pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Currículo Lattes
Clique aqui e faça a sua inscrição gratuita!

Conheça os nossos outros cursos