“Onde cresce a possibilidade da filosofia, que nos permite que nos decifremos, cresce a literatura, que nos dá instrumentos para nos contarmos como seres humanos”. Assim a filósofa e escritora italiana, Ilaria Gaspari, em sua obra A vida secreta das emoções, demarca o território comum entre Filosofia e Literatura.
A relação entre a Filosofia e a Literatura, desde os gregos é não só possível como necessária. Evidente que, entre um e outro campo de saber, existem objetos distintos de conhecimento e métodos específicos de investigação teórica.
No entanto, muitos temas investigados no amplo leque das questões filosóficas do Ocidente são temas arquetípicos, igualmente tratados em diversos tipos de narrativas literárias e, por isso mesmo, não só enriquecem o discurso filosófico – vide Platão!, mas contribuem sobremaneira para a compreensão desse mesmo discurso.
Silvia Maria de Contaldo
Doutora em Filosofia Medieval
Lorem ipsum..
Doutora em Filosofia Medieval pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Currículo LattesINVESTIMENTO
O curso é gratuito e com certificado também gratuito para todos que se inscreverem no formulário abaixo e preencherem a lista de presença em todos os encontros, ao vivo.
DURAÇÃO
De 09 de agosto a 04 de outubro de 2023, com aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.
CARGA HORÁRIA
O curso possui uma carga horária total de 20 horas, contemplando 8 encontros. Serão indicadas as leituras complementares para cada encontro.
EXTENSÃO
Esse curso é oferecido como extensão universitária pelo curso de Bacharelado em Filosofia da FASBAM.
CRONOGRAMA
Aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, conforme o cronograma abaixo:
09/08: Filosofia e Literatura: interseções filosóficas Santo Agostinho: um inventário de perguntas filosóficas.
16/08: O problema do mal n’A Igreja do diabo, de Machado de Assis.
23/08: O conflito das liberdades – em Conto de Escola, de Machado de Assis (Parte 01).
30/08: O conflito das liberdades – em Conto de Escola, de Machado de Assis (Parte 02).
06/09: O amor, peso da vontade – em O amor acaba, de Paulo Mendes Campos (Parte 01).
13/09: O amor, peso da vontade – em O amor acaba, de Paulo Mendes Campos (Parte 02).
20/09: O que é o tempo? em Ana Terra, de Érico Veríssimo (Parte 01).
04/10: O que é o tempo? em Ana Terra, de Érico Veríssimo (Parte 02).
INFORMAÇÕES
Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar questões filosóficas, problematizadas por santo Agostinho, à luz de narrativas literárias. Temas existenciais como o bem e o mal, a liberdade, o tempo, ganham sabor – no sentido de saber também ao paladar – e se tornam mais apetitosos e, até mesmo, menos espinhosos do que parecem ser, se também compreendidos no campo fértil da Literatura.
Objetivos específicos:
Compreender e analisar temas da filosofia agostiniana com o apoio de narrativas literárias;
Ampliar o campo de intersecção entre Filosofia e Literatura para compreensão, análise e reflexão sobre questões filosóficas propostas por Santo Agostinho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Santo Agostinho: um inventário de perguntas filosóficas. O problema do mal n’A igreja do diabo, de Machado de Assis. O conflito das liberdades em Conto de Escola, de Machado de Assis. O amor, peso da vontade. em O amor acaba, de Paulo Mendes Campos. O que é o tempo? em Ana Terra, de Érico Veríssimo.
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas síncronas transmitidas ao vivo disponibilizadas no Canal da FASBAM no YouTube, com a possibilidade de perguntas por meio do chat. As aulas também ficarão gravadas para que os estudantes possam assisti-las também na modalidade assíncrona.
RECURSOS E MATERIAIS
O curso Filosofia e Narrativas Literárias é a distância, com a utilização de computadores e celulares para participação.
BIBLIOGRAFIA PARA APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS
Além das referências abaixo, a Prof.ª Sílvia oferecerá bibliografias específicas e demais documentos eletrônicos para cada encontro.
COSTA, Marcos R. N. O problema do mal na polêmica antimaniqueia de santo Agostinho. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
FITZGERALD, A. (org). Agostinho através do tempo. Uma enciclopédia. São Paulo: Paulus, 2019.
MONTES, Hugo. Asedios a la poesia. De Platón a Neruda. Santiago: Edciiones Universidad Catolica de Chile, 1997.
SANTO AGOSTINHO. A natureza do bem. 2.ed. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2006.
SANTO AGOSTINHO. Confissões. Tradução de Lorenzo Mammi. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SANT’AGOSTINO. Augustinus Hipponense. S. Aurelli Augustini Opera Omnia. Disponível em: http://www.augustinus.it/. Acesso em: 10. jul. 2023.
TAURISANO, Ricardo. Léxico Teológico-filosófico. In: TAURISANO, Ricardo. O livre-arbítrio. Agostinho. Livro 1. São Paulo: Filocalia, 2019.
TRAPÉ, Agostino. Agostinho. O homem, o pastor, o místico. São Paulo: Cultor de Livros, 2018.