Neste tempo, todos nós, para nos relacionarmos com as crianças e suas famílias e continuarmos no caminho da catequese, nos aventuramos no mundo digital para nos comunicarmos e nos encontrarmos não pessoalmente, mas online. Podemos ter descoberto que estamos imersos no mundo da web há algum tempo, utilizando diversas ferramentas de comunicação e reunião, sem, muitas vezes, ter um mínimo de competência para não usar a mídia de forma ingênua e indevida.

Alguns catequistas têm procurado renovar seus meios de comunicação, motivados por um novo conhecer (encontros online) e auxiliado por plataformas e ferramentas de TI que promovem uma maior interação e aprendizagem colaborativa. Assim, um novo “mundo” se abriu para muitos. O digital, na verdade, não é simplesmente um conjunto de ferramentas a serem utilizadas, mas um “mundo”, que é um ambiente em que realmente já vivemos (talvez sem perceber muito) e que está transformando profundamente o nosso jeito de ser, pois o digital não faz apenas parte das culturas existentes, mas está se estabelecendo como uma nova cultura, antes de tudo modificando a linguagem, moldando a mentalidade e retrabalhando as hierarquias de valores. Este confronto entre a catequese e a cultura digital com suas ferramentas é uma oportunidade de imaginar algo novo, que também pode ir além da situação de emergência que vivemos no momento.

Com a proposta de três unidades online, queremos agora oferecer a oportunidade de conhecer de perto algumas plataformas e aplicativos interativos, para ter um gostinho de como usá-los em uma catequese online, com exemplos práticos. O objetivo destes encontros, de fato, não é apenas dar instruções de uso, mas oferecer exemplos para permitir que o catequista se familiarize com ferramentas interativas que favoreçam uma catequese envolvente com as crianças e as famílias.

Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM
Professor

Lorem ipsum..

Atua com Marketing Digital há mais de 12 anos, sendo os 5 últimos anos na FASBAM. É graduado em Administração de Empresas (CatólicaSC) e em Filosofia (FASBAM), também é especialista em Gestão Escolar (UP). Atualmente, é estudante de Sagrada Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Oferecer a oportunidade de conhecer de perto algumas plataformas e aplicativos interativos que podem ser utilizados por catequistas.

Objetivos Específicos:

a) Apresentar as plataformas digitais para palestras e encontros.

b) Demonstrar como se planeja um encontro online de catequese.

c) Apresentar exemplos práticos de como utilizar ferramentas e instrumentos digitais na catequese. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso se divide em três unidades:

  1. Um encontro para viver online.
  2. Um percurso a ser planejado.
  3. Um ambiente para ser construído e instrumentos para utilizar.

Além disso, o curso conta com uma aula bônus sobre como utilizar o Skype e o StreamYard, exemplos práticos, e também um glossário com explicações em vídeo de termos técnicos utilizados na área tecnológica e na educação a distância.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

A principal estratégia metodológica será por meio do FASBAM online. Aulas gravadas e disponibilizadas para que os estudantes possam assisti-las em seu melhor horário. 

RECURSOS E MATERIAIS:

O curso é na modalidade a distância e não há limite de vagas para os participantes. Recomenda-se a utilização de computador para a realização do curso, pois o uso de celular pode dificultar o uso das ferramentas e instrumentos digitais.

Conheça os nossos outros cursos