Instituição Apoiadora

Todos os que já passaram por uma grande dor, por uma frustração, por problemas diversos com familiares têm reações diversas com relação a essa dor e conhecem bem o valor de um amigo que, mesmo sem ter a solução para tudo, limita-se a escutar.

Quando alguém que amamos profundamente é ferido sentimos como se fosse um de nós. Podemos nos colocar no lugar dessa pessoa e imaginar o que ela deve estar sentindo. Deus se une a nós quando sofremos da mesma maneira que um bom pai se une à vida de seus filhos, assim também Deus presta atenção em nós.

Na sociedade atual, principalmente a causa da pandemia, tem-se visto grandes multidões que se dirigem às igrejas, buscando conforto espiritual, para lidar com dificuldades de relacionamento, autocrítica exagerada, auto-exigências, sintomas físicos e doenças psicossomáticas, todos eles derivados da pressão contínua e ao esforço para atingir a imagem idealizada.

Diante desses problemas, o conselheiro consciente sabe que não tem soluções específicas para quem o procura, exceto seu objetivo de colocá-lo em contato com sua própria essência, onde ele mesmo tem as soluções necessárias para a sua auto-realização. É aí que está a sua verdade. O que a pessoa necessita é desse contato e do apoio para que confie em suas sensações profundas, pois a verdadeira ajuda para o desenvolvimento humano está em apoiá-lo, não apenas no que ele já é, mas no que ele ainda não pôde ser. Quando nos centramos na força amorosa, recuperamos a integridade, sentimo-nos unos com o mundo que nos cerca, recuperamos a harmonia interna e externa, pertencemos ao universo e a Deus, recuperando assim a fé no amor.

É através do aconselhamento que acontece a reconciliação, que cura a alienação em relação aos ausentes, afastados, fora da Igreja, permitindo descobrir novas dimensões do ser humano. E entendendo a Pastoral como ação da Igreja no mundo, fica clara a missão do cristão que quer ser Igreja, que quer seguir os ensinamentos de Jesus, que é libertar, sustentar e potencializar vida plena ao ser humano, nas suas relações íntimas, ou na sociedade em que está inserido, pois como disse Jesus, “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e para que a tenham em abundância” (Jo 10,10b).

CERTIFICADO

Esse curso é oferecido como extensão universitária da FASBAM e o participante terá direito a certificado desde que cumpra a frequência de 75%. Não será necessário a realização de provas e nem a entrega de TCC ao final do curso.

Conheça os nossos outros cursos