A Biblioteca da FASBAM, além dos seus mais de 22 mil volumes de livros, periódicos, teses e dissertações, material multimídia, também composta por diversas obras raras, sendo algumas delas do século XVI. Por isso, nós preparamos esta página especial para que cada um possa conhecer um pouco sobre as características e cuidados que necessários.

As obras raras normalmente são livros que não ficam disponíveis para empréstimo, o seu acesso é restrito e os pesquisadores e interessados precisam fazer um agendamento para que o material possa ser preparado. O manuseio sempre é realizado pela bibliotecária, Sirlene Maria Marcinek Mazur, para que não haja qualquer deterioração do material.

O cuidado das obras raras requer trabalho de preservação, conservação e restauração. O tratamento técnico realizado é muito mais detalhado e as normas de descrição física são diferentes para que informações, como por exemplo, estilo de encadernação, marcas de proveniência, nome de impressor e outras possam ser representadas e recuperadas. Estas características são descritas no Laudo de Obra Rara (LOB) que cada obra possui.

O manuseio também diferenciado, pois o contato direto com as mãos afeta o papel. Também é necessário o uso de outros equipamentos de proteção individual. Isso é necessário, porque algumas obras estão frágeis, quebradiças e deterioradas.