O Sul da Itália e a Influência Bizantina: contribuições de São Nilo de Rossano

Se para você, assim como para muitos, a Itália é a fortaleza do catolicismo romano e a sede do Papa, é interessante saber que, por cerca de meio milênio, o sul da Itália foi território bizantino. Esse fato fez com que muitos gregos, ao fugirem da iconoclastia ou de invasores muçulmanos, se refugiassem principalmente na Calábria. Até hoje, diversos monumentos arquitetônicos bizantinos estão preservados na Itália, incluindo o mosteiro de Grottaferrata.

Este mosteiro é o último remanescente de uma outrora florescente tradição monástica ítalo-grega na península italiana. A cidade de Grottaferrata está localizada nos arredores de Roma, perto de Castel Gandolfo, do outro lado do Lago Albano (perto do Aeroporto de Ciampino). Por 1.000 anos, o mosteiro preservou o Rito Grego Bizantino (Católico). É um edifício histórico situado na orla da cidade, com belos jardins e uma vista deslumbrante das colinas de Tusculum. O mosteiro pode ser alcançado de ônibus de Roma e fica a uma curta distância do centro da cidade.

A abadia foi fundada em 1004 por São Nilo, aos 90 anos de idade, e lá viveu apenas um ano. Ele era um monge brilhante, enérgico e piedoso do sul da Itália, nascido em Rossano, Calábria, a apenas alguns quilômetros do mar. São Nilo veio de uma família grega. Naquela época, a Calábria era bizantina, e o rito grego floresceu nesta região. Na Calábria, ele fundou vários mosteiros, bem como na região da Campânia.

Por ser um homem humilde e santo, ele era tido em alta estima por príncipes, imperadores e papas. Conta-se a história que, tendo viajado de um lugar para outro para evitar todas as honras, ele finalmente se dirigiu a Roma para terminar seus dias em paz. São Bartolomeu, o autor de sua biografia, escreveu que São Nilo sabia por revelação divina o local de seu descanso final. Os monges foram atraídos para se estabelecerem neste local em meio às ruínas de uma vila romana, que alguns dizem ter sido a residência de Cícero. As ruínas já haviam sido adaptadas como um mosteiro no século V.

fundou o mosteiro em 1004, Contudo, o estilo de monaquismo que ele estabeleceu permitiu que o mosteiro permanecesse um importante centro bizantino, mesmo após a conquista normanda, quando outros mosteiros da região declinaram.

Existem pelo menos dois motivos para isso:

1. A Percepção de Nilo sobre o Trabalho Monástico: Nilo tinha uma visão específica do trabalho monástico. Quando um de seus discípulos aprendeu a tecer cestos e trouxe o produto para a caverna, Nilo jogou o cesto no fogo. Ele havia passado anos ensinando seu aluno a arte da caligrafia, na qual Nilo era mestre e ganhava dinheiro reescrevendo manuscritos. Além de polir diariamente seu estilo caligráfico, Nilo dedicava três horas ao estudo dos teólogos gregos e à oração. Ele também fazia passeios noturnos, acreditando que a criação ensina sobre o criador.
  2. Compreensão e Integração Cultural: Nilo sabia como cooperar com a cultura local e integrar-se a ela sem se perder. Quando os beneditinos abrigaram Nilo por um tempo, ele escreveu um serviço a São Bento, agradecendo-lhes. Este serviço, escrito em grego, não só entrelaçava citações de Gregório, o Teólogo, mas também mostrava um conhecimento profundo da vida de São Bento. Posteriormente, este serviço foi rezado não só em Grottaferrata, mas também em outros mosteiros bizantinos na Itália.

Essas duas competências – concentração no trabalho intelectual e abertura aos outros – frequentemente faltavam nos mosteiros bizantinos que Nilo conhecia. Há muito o que aprender com São Nilo.

Infelizmente, a memória de Nilo é quase invisível em alguns países, e mesmo a biografia escrita por um de seus alunos, reconhecida como uma das obras-primas da literatura de vida por seu estilo e riqueza de fatos históricos, não foi traduzida para muitos idiomas. Há muito trabalho a ser feito para preservar e divulgar essa herança.

É interessante saber que os latinos chamavam Nilo e outros monges de rito bizantino na Itália de Basilianos, em homenagem a Basílio, o Grande. Portanto, ao ouvir falar de Basilianos no século X, não se surpreenda: são membros do mosteiro de São Nilo.