VIII Semana Cultural da FASBAM possibilitou reflexões aprofundadas sobre a Ditadura

A VIII Semana Cultural da FASBAM, realizada entre os dias 01 e 04 de outubro de 2024, foi um evento marcante para a comunidade acadêmica e para todos os que participaram das atividades. Com o tema central “Governo Militar no Brasil (1964-1985): Leituras diferenciadas, narrativas e contranarrativas”, a programação foi um sucesso ao proporcionar debates enriquecedores e análises críticas sobre um dos períodos mais desafiadores da história brasileira.

Ao longo dos quatro dias de evento, professores, acadêmicos e convidados compartilharam suas perspectivas sobre temas cruciais relacionados ao regime militar, especialmente no que diz respeito às reformas educacionais, ao papel da Igreja e aos movimentos culturais da época. A diversidade de olhares e abordagens foi um dos pontos altos, permitindo uma compreensão mais ampla e profunda do impacto desse período na sociedade brasileira.

Destaques do Evento

O primeiro dia trouxe à tona discussões sobre a Educação em Perspectiva, com palestras dos professores Milton Mayer, Antônio Djalma Braga Junior e Thiago Onofre Maia, que analisaram as reformas educacionais implementadas durante o regime militar. A mesa-redonda, moderada pelo Prof. Irineu Letenski, contou com a participação ativa dos acadêmicos debatedores Arthur de Oliveira Santana, Ícaro Gabriel Fróis de Almeida Santos e Rafael Souto de Mélo Oliveira, que enriqueceram o debate com suas contribuições.

Nos dias seguintes, as oficinas trouxeram discussões sobre o papel da Igreja e a relação entre unidade e diversidade durante o Governo Militar, além de explorar a contestação e resistência nos movimentos culturais, com destaque para a literatura, a música e o cinema como formas de expressão e oposição ao regime.

O encerramento do evento, na sexta-feira, foi marcado por uma sessão de cinema, onde filmes e documentários sobre o período militar foram analisados, proporcionando uma visão crítica da representação desse momento histórico na mídia audiovisual.

Um Espaço para Reflexão e Diálogo

A VIII Semana Cultural da FASBAM cumpriu seu papel de promover um espaço aberto para reflexões e diálogos sobre um período que ainda desperta muitas controvérsias. O sucesso do evento se deve não apenas à qualidade das palestras e oficinas, mas também ao engajamento dos estudantes, que participaram ativamente dos debates e oficinas, trazendo questionamentos e reflexões relevantes.

Com uma programação diversificada e uma abordagem equilibrada, o evento foi um marco importante para a FASBAM, reafirmando o compromisso da instituição com o incentivo à pesquisa, ao diálogo crítico e à formação de cidadãos conscientes e preparados para lidar com a complexidade da história brasileira.

A organização e a participação dos professores, coordenadores e acadêmicos foram fundamentais para o sucesso da VIII Semana Cultural. A FASBAM agradece a todos os envolvidos e já começa a planejar a próxima edição, buscando sempre aprimorar e expandir o alcance das discussões promovidas em seus eventos acadêmicos.

Acompanhe alguns registros da VIII Semana Cultural da FASBAM em nosso Instagram: https://www.instagram.com/faculdadesaobasiliomagno/