Novo artigo do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida explora a influência dos “filósofos platônicos” em Santo Agostinho

O mais recente artigo do Prof. Rogério Miranda de Almeida, intitulado “Quem foram os ‘filósofos platônicos’? Agostinho de Hipona e a sua relação com a filosofia”, acaba de ser publicado na Revista Doispontos, um importante periódico de divulgação científica na área de Filosofia, vinculado aos Programas de Pós-graduação das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP.

No texto, o autor explora as influências filosóficas que moldaram o pensamento de Santo Agostinho, destacando as Escrituras, o estoicismo e o neoplatonismo. Em especial, são analisadas as influências dos “filósofos platônicos”, que marcaram profundamente a visão ontológica e epistemológica do autor das Confissões. Entre os pontos levantados, está a influência estoica na concepção de virtude e moralidade, e a visão platônica dos dois mundos – o sensível e o espiritual.

Assim expressa o autor, no resumo do artigo:

“Do ponto de vista ontológico, epistemológico e ético, Santo Agostinho foi influenciado, além das Escrituras, pela filosofia estoica, pelo neoplatonismo ou, mais exatamente, por aqueles pensadores que ele denomina os “filósofos platônicos”. Com relação à influência recebida dos estoicos, a ênfase recaía não somente sobre o conceito de virtude, mas também sobre outras noções essencialmente relacionadas com o agir moral. Quanto ao plano ontológico e epistemológico, foi mormente a visão platônica ou neoplatônica dos dois mundos que encontrou no Bispo de Hipona a sua mais decisiva adesão. De um lado, portanto, existe o mundo sensível e, consequentemente, mutável, caduco, não consistente e não autossuficiente; de outro, porém, existe o mundo espiritual e, por conseguinte, imarcescível, imutável e eterno. Mas a questão principal à qual urge responder é esta: quem, finalmente, foram os “filósofos platônicos” aos quais se refere o autor das Confissões? É desta problemática, e das ambiguidades que ela comporta, que eu me ocuparei ao longo destas reflexões.”

Quer descobrir mais sobre quem foram esses “filósofos platônicos” e como impactaram o pensamento de Agostinho? Acesse o artigo completo na Revista Doispontos, no link a seguir: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/94867

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo