FASBAM recebe estudantes e professores de diversas regiões e países nos Cursos de Pós-Graduação

Entre os dias 01 e 12 de julho de 2024, a Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), em Curitiba, realizou mais um módulo dos cursos de pós-graduação. Nesta etapa, foram recebidos mais de 200 estudantes dos cursos de Administração e Gestão Eclesial, Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico, Direção Espiritual e Aconselhamento Pastoral, Direito Processual e Matrimonial Canônicos, Formação de Presbíteros e Vida Consagrada, Liturgia e Música Sacra Litúrgica.

No dia 1º de julho, celebrou-se na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, no Rito Bizantino Ucraniano, em língua portuguesa, por ocasião da abertura das aulas. A celebração foi presidida pelo Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, coordenador acadêmico da instituição.

Os estudantes de Pós-Graduação da FASBAM são provenientes de diversas regiões do Brasil. Além disso, nesta etapa, contou-se novamente com a presença de participantes estrangeiros: um do México, um do Vietnã, uma da Ucrânia e outra do Paraguai. Dentre os estudantes, destacou-se a presença de Dom Aurélio Pinto de Sousa, bispo diocesano de Quixadá, Estado do Ceará, que, juntamente com outros membros de sua diocese, iniciou o curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão Eclesial.

Durante essas as semanas em que os módulos de inverno foram ofertados, houve a participação de 45 professores, incluindo Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano de Guarapuava, Estado do Paraná, e Dom Adenis de Oliveira, S.d.P., bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba (PR), que também é egresso do curso de Filosofia da FASBAM.

No dia 6 de julho, sábado, foi realizada uma visita técnica a algumas igrejas de Curitiba, sob a orientação do professor e arquiteto sacro Tobias Bonk Machado. O trajeto começou no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Água Verde, onde houve acolhimento pelo pároco, Padre Maurício Gomes dos Anjos. Depois, o grupo dirigiu-se à Igreja de São Gabriel, no bairro CIC, sob a responsabilidade do Padre Cleberson Evangelista. Em seguida, dirigiu-se ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão, onde houve acolhimento pelo Padre Marcondes Martins Barbosa e pelo Padre Clayton Munhoz. No Santuário do Carmo, foi celebrada a Santa Missa pelos diversos sacerdotes que estão estudando na FASBAM, a qual foi cantada pelos participantes do curso de Música Sacra Litúrgica, orientados pelo professor Lincoln Haas Hein.

Foram duas semanas de intenso estudo, aprendizado, espiritualidade, amizade e convivência fraterna na fé cristã. O estudante Lucas Sartoreto, arquiteto e membro da Comissão de Arte e Arquitetura Sacra da Arquidiocese de Sorocaba expressou-se nestes termos: “Meu curso na FASBAM foi uma experiência transformadora, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Estudar arte e arquitetura sacra com professores altamente qualificados e matérias de extrema importância elevou meus conhecimentos e habilidades a um novo patamar. A faculdade vai além da educação tradicional, nos acolhendo como parte de uma grande família, o que torna o ambiente ainda mais especial e inspirador.

Quanto à Irmã Izaura da Silva, SF, ela proferiu as seguintes palavras: “O curso de Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada, fornecido pela FASBAM, é de ótima qualidade, com professores qualificados. Quero destacar aqui a troca de experiências entre os colegas, o que ajuda no processo formativo dos formadores. A FASBAM tem a preocupação de manter os princípios de uma educação de qualidade”.

O arquiteto Tobias Bonk Machado destacou o crescimento da instituição e a boa convivência entre toda a comunidade acadêmica. Disse ele: “A FASBAM está de parabéns, pois, à medida que passam os anos, os cursos se tornam cada vez melhores podendo, assim, oferecer um aprendizado que vai ao encontro das aspirações dos nossos estudantes. Deste modo, a FASBAM colabora com a Igreja, a sociedade e a cultura como um todo”.

O Reitor da FASBAM, Ir. Irineu Letenski, OSBM, expressou os seus agradecimentos enfatizando que essa etapa resultou mais uma vez num período de realização da missão da instituição e, portanto, de sua colaboração para a vida da Igreja. Efetivamente, os ensinamentos, os conteúdos e a vivência de fé podem ser compartilhados nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo.

Confira abaixo, imagens registradas por Irineu Letenski e Gleycia Nunes (estudante da Pós-Graduação da FASBAM):