FASBAM certifica mais de 200 estudantes da Escola Diocesana de Liturgia da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

No dia 18 de novembro de 2023, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, aconteceu a conclusão da IV Escola Diocesana de Liturgia da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, com 10 encontros mensais, coordenados pelo Pe. Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira e equipe diocesana de liturgia.

A escola teve mais de 200 participantes de diversas paróquias do Sudoeste do Paraná que foram certificados pelo Setor de Extensão da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

O Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, SAC, bispo diocesano, em entrevista à PASCOM Diocesana, destacou a importância da formação litúrgica: “A primeira finalidade de uma escola litúrgica é preparar os nossos fieis para as celebrações litúrgicas de todas as naturezas e não somente a Santa Missa. Temos, na Igreja Católica, uma série de celebrações e eventos, nos quais se faz necessário mais do que um conhecimento intelectual, mas uma formação litúrgica”.

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão oferece aos seus agentes de pastorais e movimentos a formação permanente valorizando as suas ações diante das realidades pastorais, levando um verdadeiro entendimento do significado da Santa Missa para que cada um viva o sentido litúrgico, ressalta Dom Edgar: “A Escola desenvolveu durante as dez etapas de 2023 que as nossas lideranças, catequistas, ministros e pessoas das equipes da Palavra, do canto e dos diversos ministérios, tivessem acesso àquilo que a Igreja nos oferece, pois a Igreja tem como preocupação que todo o povo tenha acesso não somente às normas litúrgicas, mas ao que significa vivenciar teologicamente um evento litúrgico, porque todo o povo que está dentro do templo litúrgico se reúne para celebrar os mistérios de Jesus Cristo”.

A FASBAM, consciente de sua função social, estende à comunidade externa, por meio de acordos de cooperação, o seu potencial acadêmico em termos de prática de ensino e de resultados do estudo e pesquisa. As atividades de extensão destinam-se a integrar a FASBAM na comunidade local, regional e nacional, visando tanto à formação da mentalidade social de seus próprios estudantes, como o benefício dos destinatários, mediante a promoção do desenvolvimento completo da pessoa humana e a contribuição para a solução de problemas sociais e comunitários.

Com informações do site oficial da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.