FASBAM promove a sua VII Semana Cultural

Entre os dias 02 e 06 de outubro de 2023, acontecerá a VII Semana Cultural da FASBAM que tem por objetivo estudar o folclore como um componente importante da formação da cultura, da maneira de pensar a identidade do povo brasileiro. Por meio de estudo, pesquisa e debate, pretende-se apreender o significado das narrativas e compreendê-las como conhecimento e expressão da genialidade, da resistência, da vida e da alma do povo. E mais, pretende-se ir além do pitoresco e da fantasia, e interpretá-las como fonte histórica de muitos temas que a cultura coloca para o povo. As lendas não são meras fantasias, mas trazem uma reflexão, um ensinamento, uma mensagem, uma história. Assim, folclore é um modo de ser e de existir, no mundo, que ensina o homem a encontrar resposta a muitas inquietações da vida cotidiana, levando-nos a refletir acerca da necessidade de se estudarem as diferentes formas de entendimento da realidade a que estamos imersos.

No decorrer desta VII Semana Cultural, estudando o folclore, vamos viajar e conhecer as diversas faces do Brasil, segundo a narração de Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Com eles, vamos pensar e refletir o papel do nosso folclore na nossa cultura de ontem e de hoje.

A Semana Cultural da FASBAM é um evento acadêmico que acontece no segundo semestre de cada ano letivo na primeira semana do mês de outubro. É uma semana de estudo, pesquisa, debate e reflexão, tendo em vista o enriquecimento curricular e o aperfeiçoamento intelectual dos docentes e dos discentes, com o objetivo de uma formação humana e cidadã.

Clique aqui para conferir a programação completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo