No período compreendido entre os dias 11 e 13 de setembro deste ano, a FASBAM recebeu a comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC) para o aguardado processo de recredenciamento institucional que culminou com o conceito máximo 5 de excelência.

A conquista do conceito máximo no recredenciamento é uma prova incontestável da seriedade e do comprometimento de toda a comunidade acadêmica da FASBAM com os pilares fundamentais do ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso reflete a dedicação incessante da instituição em realizar sua missão primordial, que é “Formar pessoas com excelência acadêmica em Filosofia e Ciências afins de modo integral, orientadas pela visão de mundo cristã inspirada nos ensinamentos de São Basílio Magno”. Além disso, a FASBAM também mantém como horizonte sua visão de “Em 2025, ser reconhecida pela excelência acadêmica em Filosofia e Ciências afins na produção e difusão do conhecimento, qualidade de ensino e inovação, em consonância com a Tradição Cristã e Basiliana”. Tudo isso em conformidade com o programa de ensino basiliano intitulado VIRTUS: cuida da tua alma e conhece a tua natureza.

Apenas no ano passado, em 2022, a FASBAM já havia alcançado a distinção máxima com a atribuição do conceito máximo 5 de excelência do MEC, tanto para o reconhecimento do curso de Bacharelado em Filosofia na modalidade presencial quanto para a autorização do curso de Bacharelado em Filosofia na modalidade a distância. Essas conquistam reforçam a excelência e a qualidade dos programas acadêmicos oferecidos pela instituição.

Quanto aos conceitos institucionais da FASBAM, é relevante destacar que em 2011 a instituição conquistou o credenciamento inicial com o conceito 4, um marco importante em sua trajetória. Em 2017, a instituição foi recredenciada, mantendo o conceito 4, o que já era um testemunho da sua consistência e compromisso com o ensino superior de qualidade. Contudo, em 2023, a FASBAM elevou-se a patamares ainda mais altos, alcançando o ápice da excelência educacional com a conquista do conceito máximo 5 no processo de recredenciamento, uma conquista que enaltece a trajetória de crescimento e evolução da instituição ao longo dos anos e a coloca entre as melhores instituições do país.

Toda a FASBAM celebra com orgulho e gratidão essa nova conquista, reafirmando seu compromisso com a formação acadêmica de excelência, a pesquisa de qualidade e a promoção da visão cristã inspirada em São Basílio Magno, garantindo assim um futuro brilhante para seus estudantes e para a comunidade acadêmica como um todo. E como disseram os avaliadores na reunião de encerramento: “A FASBAM é muito maior que ela mesma”.

1 thoughts on “FASBAM alcança o conceito máximo de excelência 5 no recredenciamento institucional realizado pelo MEC

1. Ir.Lucelia says:

Parabéns Dr .Irineu. nos estamos igualmente felizes com a comunidade acadêmica em especial com o corpo docente e administrativo, pois uma nota dessas mostra o quanto todos estão comprometidos com o ideal da instituição.