“A consciência moral: Das raízes gregas ao pensamento medieval” é o título da nova obra do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida

A Editora Loyola acabou de lançar a mais recente obra do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, intitulada: A consciência moral: Das raízes gregas ao pensamento medieval. Segundo o autor, as questões analisadas nesta obra abrangem um longo lapso de tempo: do período arcaico grego até o apogeu da Escolástica. Com efeito, se em Agostinho sobressai a problemática da autoconsciência como uma forma de evidência mais segura contra toda dúvida possível, assiste-se em Tomás de Aquino a uma tentativa não somente de explorar e sistematizar o conceito de consciência moral, mas também de estabelecer os princípios da moral como os fundamentos que constituem a vontade reta do agir humano. Isto pressupõe o conceito de intencionalidade, tal como já fora desenvolvido por Anselmo de Aosta e Pedro Abelardo. Ajunte-se, porém, que a consciência moral, considerada a partir e através do pensamento cristão, remete, direta ou indiretamente, à ética presente no universo cultural greco-romano e, sobretudo, à moral das Escrituras. Por essa razão, as reflexões aqui contidas empenham-se em detectar os elementos que determinaram a consciência moral ocidental, os quais se encontram nas Escrituras e na aurora da filosofia.

Sobre o autor: Rogério Miranda de Almeida é doutor em filosofia pela Universidade de Metz e em teologia pela Universidade de Estrasburgo. Lecionou filosofia e teologia no Saint Vincent College, filosofia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e filosofia na PUCPR. Atualmente é professor de filosofia na FASBAM e de teologia sistemática no Centro Universitário Claretiano.
Clique aqui para adquirir a obra!

Conferência de Lançamento

No dia 19 de setembro de 2023, aconteceu a conferência de lançamento da obra pelo canal da FASBAM, no YouTube. Confira: