Conheça o seu rito: introdução ao ano litúrgico bizantino é o mais novo livro publicado por FASBAMPRESS

O livro Conheça o seu Rito: introdução ao ano litúrgico bizantino do Pe. Juliyan Jakiv Katrij, OSBM, continua sendo a obra mais abrangente que apresenta ao leitor, de maneira popular, as tradições litúrgicas da Igreja Católica Ucraniana.

Originalmente, esta obra foi escrita em língua ucraniana sob o título de Пізнай свій обряд (Conheça o seu rito), publicada em dois volumes, um em 1976 e outro em 1979, e dirigida principalmente para os ucranianos na diáspora com a finalidade de satisfazer a necessidade de literatura teológica dos fiéis. Foi traduzida, também, para a língua inglesa pelo Pe. Demetrius E. Wysochansky, OSBM, e publicada em 1982, em volume único, versão esta que serviu de alicerce para a realização, ao longo de mais de três anos, desta tradução em língua portuguesa e que tem o objetivo de preencher a lacuna da literatura cristã em geral e da literatura litúrgica e ritual em particular.

O autor, doutor em filosofia e professor com muitos anos de experiência, conseguiu encontrar uma forma de apresentar o material e estruturar a publicação um modo que se tornou uma espécie de livro didático. A obra é composta em duas partes. A primeira delas possui um caráter introdutório e explora as solenidades do calendário litúrgico que possuem datas móveis. A segunda parte é desenvolvida a partir das solenidades do calendário litúrgico que possuem datas fixas.

Na verdade, a necessidade de uma publicação educativa sobre temas litúrgicos em língua portuguesa nos levou a recorrer ao trabalho de elaboração desta obra pelo Pe. Katrij e também ao trabalho de tradução dos textos litúrgicos pelo Pe. Soter Schiller, OSBM, a quem muito agradecemos.

Sabemos que alguns textos litúrgicos ainda estão em processo de tradução, mas na medida do possível, fizemos uso dos textos já disponibilizados, ainda que não publicados. Uma revisão futura desta edição poderá fazer uso das novas traduções do Pe. Soter, principalmente nas citações que remetem ao Ofício Divino.

Procuramos, além disso, organizar a terminologia e harmonizá-la com a que é utilizada em outras publicações em língua portuguesa, como o Eucológio: liturgia dos sacramentos, bênçãos e orações, publicado em 2021, e o Pão da Vida: devocionário da família, publicado em 2022. Também fizemos uso do Glossário Litúrgico Bizantino elaborado pelo Pe. Soter que está disponível em seu livro: O Sacrifício de Louvor em torno da Divina Liturgia de São João Crisóstomo, publicado em 2018.

Segundo a apresentação da nova edição em língua ucraniana desta obra, publicada em 2004, o Pe. Katrij, descrevendo esta ou aquela prática litúrgica e cerimonial, frequentemente se referiu às decisões de vários sínodos da Igreja, em particular ao Sínodo de Lviv de 1891, cuja legitimidade de suas decisões litúrgicas é agora discutível. Portanto, as informações relativas à vida litúrgica e ritual devem ser consideradas a partir da legislação canônica atual, pois as instruções dadas nesta edição (por exemplo, quanto à observância de jejuns) podem não ser mais relevantes ou podem ter sido substituídas. Da mesma maneira, alguns textos dedicados à explicação das solenidades tomadas da Igreja Ocidental podem não corresponder exatamente à sua interpretação nos dias de hoje[1].

Por fim, expressamos a nossa gratidão a todos que de alguma forma incentivaram e contribuíram para a publicação desta tradução em língua portuguesa.

Ir. Marco Antônio Pensak, OSBM.

[1] “Se por acaso foram introduzidos, no calendário das Igrejas orientais católicas festas com ou jejuns provenientes da liturgia latina ou de outras liturgias não coerentes com a própria, com muita prudência pastoral procure-se para restituir o calendário em sua estrutura tradicional, eliminando os elementos incompatíveis com o espírito e a índole do patrimônio oriental.” (Instruções para a Aplicação das Prescrições Litúrgicas do Código dos Cânones das Igrejas Orientais, § 36, Roma, Congregação para as Igrejas Orientais, 6 de janeiro de 1996).

Clique na imagem do livro para acessar o catálogo e FASBAMPRESS e fazer o download gratuito do livro e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo