12 ações práticas de gestão eclesial para paróquias durante a quarentena

Uma gestão eclesial eficaz e eficiente se tornou fundamental neste período de pandemia do novo coronavírus. Como já vimos aqui no blog nas semanas passadas e nesta, um plano de comunicação e de arrecadação de doações online deixaram de ser coisas do futuro para serem ferramentas do presente. Por isso, a gente preparou mais 12 dicas que os sacerdotes poderão utilizar em suas paróquias:

  1. Se necessário, planeje o afastamento dos colaboradores.
  2. Forneça suprimentos de prevenção COVID-19 em sua paróquia.
  3. Promova a prática de ações preventivas cotidianas.
  4. Desenvolva um método para monitorar e rastrear as ausências de fiéis relacionados ao COVID-19. Inclusive os fieis que estão no grupo de risco e foram contaminados. Eles precisam do seu apoio espiritual personalizado.
  5. Planeje maneiras de limitar o contato pessoal entre as pessoas.
  6. Atualize seu plano de comunicação de emergência para distribuir informações oportunas e precisas.
  7. Mantenha-se informado sobre a situação local do COVID-19.
  8. Comunique-se frequentemente com aqueles em sua rede de comunicação. A proximidade do sacerdote de suas ovelhas através das mídias se tornou mais importante do que nunca.
  9. Forneça informações que expliquem por que e quando os serviços na paróquia podem ser temporariamente reduzidos ou ela pode ser totalmente fechada para visitantes não essenciais.
  10. Instrua colaboradores e agentes de pastoral sobre como se manter saudável ao acompanhar alguém nas instalações da paróquia, secretaria paroquial, etc.
  11. Esteja atento aos colaboradores e agentes de pastoral com alto risco de complicações no COVID-19.
  12. Coloque desinfetante para as mãos ao lado de todas as entradas.

Para saber como ter uma gestão eclesial eficaz e eficiente, conheça os nossos cursos de pós-graduação! Inscrições estão abertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo