Como será o nosso curso de Pós-graduação em Aconselhamento Pastoral e Direção Espiritual?

O curso de pós-graduação em Aconselhamento Pastoral e Direção Espiritual da FASBAM é diferente de qualquer outro que você possa frequentar. Ele é um híbrido de formação espiritual e treinamento intensivo. Se você pretender atuar na área, aqui estão alguns preceitos básicos que você precisa saber.

É preciso ter disposição

Treinar para aconselhar pastoralmente o Povo de Deus ou ser um pai ou uma mãe espiritual não é academicamente difícil, mas é emocionalmente difícil e desgastante para muitas pessoas, especialmente para as pessoas altamente sensíveis que geralmente são atraídas para este trabalho. Você fará parte de um curso intensivo que durará um ano e meio, precisa levar em consideração a dificuldade de viajar e ficar longe de casa. Algumas pessoas realmente gostam disso e outras contam os dias até que possam retornar à sua zona de conforto.

Se você estiver realmente à disposição de ser um pai ou uma mãe espiritual, o nosso curso não será tão difícil.

Você terá um curso intenso

No curso da FASBAM, os estudantes frequentam 3 módulos de 2 semanas cada, através de um método de imersão. Como o tempo é curto, nos concentramos como um raio laser nas habilidades da direção espiritual. Todos os dias, os participantes aprendem uma nova habilidade ou faceta de direção espiritual.

Por esse motivo, sempre recomendamos que os estudantes dediquem muito tempo após as aulas para processar o que aprenderam. Ler as anotações, reservar um tempo para o silêncio deixá-lo absorver e ler livros ou artigos relacionados ao assunto que você acabou de aprender, são formas de absorver ainda mais a habilidade adquirida. Isso reforçará seu aprendizado.

Como o treinamento é muito intenso, não espere que você aprenderá tudo logo de início. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que nem seus professores aprenderam isso no primeiro ano em que fizeram orientação. É preciso muita experiência de vida para se tornar confiante e encontrar seu modo de ser um conselheiro pastoral e diretor espiritual.

O nosso curso é apenas o começo

Depois de receber seu certificado de conclusão e começar a trabalhar na área de aconselhamento pastoral e direção espiritual, seu treinamento é para toda a vida. Você aprenderá a oferecer orientação espiritual, mas não pode esquecer que também precisará de um diretor espiritual para ajudá-lo.

Você também pode desenvolver um plano para a educação continuada, participando de seminários, encontros e até mesmo participar de retiros como pregador. Você apenas precisar determinar o que você deseja e precisa para aprender mais e mergulhar em uma experiência de aprendizado autodirigida.

Por fim, saiba que a pós-graduação em aconselhamento pastoral e direção espiritual da FASBAM conta com um corpo docente e uma equipe disposta a te ouvir e a te ajudar. Às vezes, tudo o que você precisa é de uma troca de mensagens por celular para descobrir se você está no caminho certo. Os professores sempre estão interessados ​​em saber como seus estudantes estão.

Você está pronto para entrar em um programa de direção espiritual e aconselhamento pastoral? Esperamos que este post te ajude a tomar essa decisão e ofereça uma visão realista de alguns dos desafios que você pode enfrentar. Se você se sentir pronto para entrar neste ministério, esses desafios não devem desencorajá-lo, mas simplesmente aumentar sua consciência para que você não fique surpreso quando os encontrar e possa ajudar muitas pessoas.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Saiba mais sobre o curso acessando a página especial que criamos. Você pode tirar todas as suas dúvidas e ainda mandar um WhatsApp para o coordenador do curso.