Estudantes dos Cursos de Pós-Graduação realizam Visita Guiada à Paróquia São José e Santa Felicidade

Os estudantes dos cursos de pós-graduação em Administração e Gestão Eclesial, Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico e Direito Processual e Matrimonial Canônicos da FASBAM participaram, no último dia 14 de janeiro, de uma visita guiada na Paróquia São José e Santa Felicidade, localizada no Bairro Santa Felicidade de Curitiba.

A visita guiada foi realizada por sugestão do Pe. Alexandre de Nardi Biolchi, CS, estudante do curso de Administração e Gestão Eclesial, e coordenada pelo arquiteto sacro Tobias Bonk Machado, que também é professor dos cursos de pós-graduação da FASBAM e assina o projeto de restauro arquitetônico da igreja, iniciado em 2017. Logo no início, o Prof. Tobias apresentou aos estudantes como vem executando o trabalho de restauro da igreja que foi dedicada em 1891, mas que sofreu diversas intervenções ao longo dos anos.

A visita também contou com o artista plástico restaurador Gilberto Alberton Benvenutti que possui a missão de restaurar as obras de Paulo Kohl, feitas em 1935. Uma parte destas obras foram cobertas por repinturas. Por isso, para resgatar a originalidade de Kohl, Gilberto conta com o auxílio de fotos de casamentos e batizados que aconteceram antes do processo de repintura em 1992. Se você tem fotos da igreja, ajude no restauro enviando-as para: gilbertorestauro@gmail.com.

Do lado externo, o Pe. Claudio Ambrozio, CS, atual pároco, apresentou o histórico da igreja que foi construída em apenas três anos sob o comando do Pe. Pietro Colbacchini, que também era engenheiro, arquiteto e mestre de obras. A igreja foi inaugurada no Natal, em 1891, apenas três anos após o início da obra. Foi um grande feito, um marco na história da colônia italiana, de forte religiosidade.

Após a visita, foi celebrada a Santa Missa que foi presidida pelo estudante de Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico, Pe. Mauricio Luchini, da Arquidiocese de São Paulo.

Em seguida, aconteceu um jantar de confraternização entre estudantes e professores no Restaurante Madalosso.

Com informações de: Valdireni Alves da S. Clara Comunicação e PASCOM da Paróquia São José e Santa Felicidade.