Pontifício Instituto Oriental de Roma consolida apoio à FASBAM

Hoje, Festividade de São Josafat, temos a imensa alegria de anunciar que a FASBAM – Faculdade São Basílio Magno recebeu do Pontifício Instituto Oriental (PIO), por meio do Decano da Faculdade de Ciências Eclesiásticas Orientais, Prof. Dr. Massimo Pampaloni, SJ, a confirmação da consolidação de uma parceria entre as instituições. Tudo isso porque “o Brasil, em particular, é uma terra de diáspora de muitas Igrejas Orientais e, portanto, está totalmente dentro das preocupações do PIO”, destaca o decano.

Pampaloni enfatizou a importância de “tornar conhecido os tesouros do Oriente no mundo latino para uma frutífera permuta e um enriquecimento mútuo, sobretudo num tempo eclesial histórico em que se procura saciar a sede de espiritualidade e a fome de alimentos espirituais sólidos recorrendo-se a fontes não adequadas. O mundo oriental possui uma enorme riqueza e uma grande potencialidade graças à sua espiritualidade e à sua liturgia, que podem ser integradas e colocadas a serviço de toda a Igreja, incluindo a ocidental”.

O Pontifício Instituto Oriental é membro do Consórcio Jesuíta em Roma, que engloba também a Pontifícia Universidade Gregoriana e o Pontifício Instituto Bíblico, e desde 1917 recebeu da Santa Sé a missão de estar a serviço das Igrejas Orientais. É nesse espírito que Pampaloni destacou que o PIO está à disposição de colaborar para o desenvolvimento da iniciativa da FASBAM em oferecer o curso de pós-graduação lato sensu em Teologia e Espiritualidade Oriental.

“A Faculdade São Basílio Magno, em seu processo de internacionalização, quer proporcionar através desta parceria com o Pontifício Instituto Oriental o conhecimento do Oriente cristão antigo e moderno, com particular atenção às tradições litúrgicas, teológicas, espirituais, jurídicas, históricas e culturais das Igrejas Orientais – lugar de “imensas riquezas… preservadas nos cofres de suas tradições” (São João Paulo II, Orientale Lumen 4)”, enfatizou o Prof. Dr. Irineu Letenski, diretor geral e coordenador de pós-graduação da FASBAM.

As inscrições para o curso de pós-graduação em Teologia e Espiritualidade Oriental podem ser feitas online, clicando aqui, ou diretamente na Secretaria Acadêmica da FASBAM até o dia 06 de dezembro.