Laudato Si’ e Cosmologia

Durante as aulas da disciplina de Cosmologia do curso de Filosofia da FASBAM, os estudantes do segundo ano, Bruno Rafael, Marcos Aurélio e Murilo Honório, orientados pelo professor Irineu Letenski, realizaram uma atividade no bosque da instituição.

“A motivação deste deslocamento para o espaço externo surgiu em vista do documento Laudato Si` – sobre o cuidado da casa comum do Papa Francisco. A partir dele nós apresentamos para os demais colegas sobre o evangelho da criação que, por meio de passagens e argumentos da tradição bíblica, propõe uma coerência do nosso compromisso com o meio ambiente”, destaca o estudante Murilo Honório.

Com base na Laudato Si’, o grupo propôs aos estudantes que entrassem em contato com a natureza e, partir disso, refletissem sobre o papel das outras criaturas na criação, se são inferiores ou iguais aos seres humanos ou se estão em um patamar acima. Os próprios estudantes relataram que atividades como essa propiciam um contato com a natureza e o meio ambiente que poucas pessoas têm a oportunidade de ter no dia a dia. Além deste tempo de reflexão no bosque, após retornarem para a sala de aula o grupo também utilizou a ferramenta mentimeter, para realizar perguntas entre os estudantes e, assim, obter infográficos na mesma hora.

“As perguntas proporcionaram um ambiente aplausível de discussão e troca de experiência, a maioria da sala teve a oportunidade de contribuir com alguma ideia sobre o assunto. Foi notória a empolgação dos alunos que se empenharam em responder as questões”, complementa o estudante Murilo Honório.

4 thoughts on “Laudato Si’ e Cosmologia

1. clara says:

Que legal essa prática realizada pelos alunos.
    Entrar em contato com a natureza e fazer essa reflexão sobre o papel das outras criaturas na criação é muito enriquecedor para os estudantes.