Husserl: A Crise das Ciências e o Esquecimento do Lebenswelt

A DISSERTATIO Revista de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu volume nº 42, publicou o artigo Husserl: A Crise das Ciências e o Esquecimento do Lebenswelt que é uma co-produção dos professores Dr. Rogério Miranda de Almeida e Dr. Irineu Letenski.

O objetivo deste artigo, destacam os autores, é “analisar a crise das ciências, especialmente das ciências modernas, na sua relação essencial com o esquecimento do Lebenswelt husserliano”.

Outro ponto em que os autores dão ênfase neste artigo, é o fato de que “o conceito de Lebenswelt deu margem a uma multiplicidade de interpretações em virtude da impossibilidade mesma de significá-lo de maneira definitiva”.

A DISSERTATIO Revista de Filosofiana sua versão impressa, foi criada em julho de 1995, respondendo à preocupação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas no que concerne à pesquisa e à produção filosófica.

PROF. DR. ROGÉRIO MIRANDA DE ALMEIDA
DOUTOR EM FILOSOFIA E TEOLOGIA