Dr. Moisés Sbardelotto realiza primeira palestra do Ciclo de Palestras em preparação para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Ontem, 08 de maio, o jornalista Dr. Moisés Sbardelotto, realizou a primeira palestra do ciclo de palestras em preparação para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema proposto pelo Papa Francisco é: “’A Verdade vos tornará livres ‘ (Jo 8,32). Fake News e Jornalismo de Paz”.

A jornalista Fabiana Sá (Canção Nova) realizou a abertura do evento e conduziu todo o evento. Após um momento de espiritualidade realizado pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, proferiu sua fala e concedeu sua bênção sobre os presentes. Em seguida, o superior provincial da Ordem de São Basílio Magno, Pe. Antônio Royk Sobrinho, em nome da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, deu às boas-vindas aos presentes.

Ao Inicio de sua conferência, Dr. Moises se remeteu às referências bíblicas, tratando o conceito de comunicação com comunhão. Apresentou, em seguida, as preocupações da Igreja em relação a falta de comunicação transformada, na expressão moderna, fake news.

Além de uma leitura jornalística, abordando conceitos filosóficos de Emanueal Levinas na questão da alteridade, Dr. Moisés também abordou uma perspectiva teológica relacionando o engano da serpente frente a Eva como a primeira fake news da história; e destacou que o Papa Francisco nos chama para a verdade “A verdade é um encontro entre pessoas, a verdade não se faz em laboratório”. O grande problema é, de fato, é cair em um dualismo nocivo.

Ao final, Dr. Moisés orientou que se deve, em um processo complexo, analisar as ambiguidades das informações a partir de quatro pontos: a) princípio comum da humanidade; b) princípio da comum socialidade; c) princípio de individualidade; e d) princípio da oposição ordenada e criadora/criativa.

O ciclo de palestra ainda continua durante os dias 09 e 10 de maio. A programação completa você pode conferir clicando aqui e a transmissão ao vivo pode ser acompanhada pela página no Facebook da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Autor: Thiago Antunes Ferreira de Oliveira, estudante do 2º ano do curso de Filosofia, presidente da FESFI – Frente Estudantil Filosófica (Diretório Acadêmico da FASBAM) e seminarista da Arquidiocese de Curitiba.

Fotos: Juliana Camargo, Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo