Dica da Biblioteca #1

Neste primeiro post da série Dica da Biblioteca, que sempre trará alguma novidade sobre o nosso acervo, a nossa Bibliotecária, Sirlene Mazur, apresenta-nos duas novas aquisições que foram feitas e que já estão disponíveis para empréstimo. Confira:

HERMENÊUTICA

Autor: Jean Grodrin

Número de chamada: 121.68 G897h

Sinopse:

Jean Grondin desenvolve neste livro uma concepção da hermenêutica fundada na ideia de que o sentido que buscamos entender “é sempre o sentido das próprias coisas, daquilo que elas querem dizer, um sentido que certamente ultrapassa nossas parcas interpretações e o horizonte limitado, mas sempre ampliável, de nossa linguagem”. O autor apresenta muito claramente as diferentes concepções da hermenêutica: Heidegger, Bultmann, Gadamer, Ricœur, Rorty e Vattimo, bem como as conexões com a desconstrução (Derrida) e a crítica das ideologias (Habermas), levando muito em conta a herança da reflexão sobre as ciências sociais (Dilthey), da fenomenologia (Husserl) e da leitura de Nietzsche. Encontram-se aqui as diversas acepções do termo a partir das interrogações iniciais dos pensadores relativamente ao entendimento dos textos, da arte, da linguagem, da existência, da história… para finalmente aportar na ideia do alcance universal da hermenêutica. Esse percurso inscreve, então, a hermenêutica na problemática geral do conhecimento, com consequências filosóficas e epistemológicas notáveis, porque a hermenêutica sempre quis ser uma doutrina da verdade no campo da interpretação.

COMUNICAÇÃO EM PROSA MODERNA

Autor: Othon M. Garcia

Número de chamada: 808.0469 G216c

Sinopse:

Neste livro, Othon Moacyr Garcia apresenta ao leitor as sutilezas da Moderna terminologia semântica e discute problemas linguísticos e lógicos com os quais se defrontam todos aqueles que se dedicam à escrita, profissionalmente ou não. Com sua experiência, o autor ensina o leitor a pensar de forma coerente, aguçando seu senso crítico. As 80 páginas de exercícios permitirão ao leitor testar seus conhecimentos e aprimorar seu estilo.

Sirlene Mazur
Bibliotecária

Lorem ipsum..

Quer saber mais sobre o acervo da nossa Biblioteca?

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo