O Simpósio de Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico da FASBAM reunirá arquitetos, engenheiros, teólogos, liturgistas, sacerdotes, seminaristas, religiosos, pesquisadores, interlocutores e demais interessados que atuam com arquitetura e arte sacra do espaço litúrgico animados pelas Sagradas Escrituras: Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1,31). Para contribuir com as reflexões, problematizações e possibilidades acerca do espaço litúrgico e tudo o que lhe comporta, propõe conferências, painéis e comunicações acadêmicas a partir de pesquisas e relatos de experiência, de modo transversal, multidisciplinar e integral.

O evento busca ser um ponto de encontro e instrumento de unidade, uma característica fundamental presente nas virtudes que norteiam a FASBAM, para, conforme as palavras de São João Paulo II, “todos aqueles que apaixonadamente procuram novas ‘epifanias’ da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística”.

Objetivo

Potencializar as reflexões acerca da arquitetura e arte sacra do espaço litúrgico, a partir de enfoques relacionados às suas diferentes dimensões.

Público-alvo

Arquitetos; Engenheiros; Teólogos; Liturgistas; Sacerdotes; Seminaristas; Religiosos; Pesquisadores; Interlocutores; e demais interessados.

Data e local

O Simpósio de Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico será realizado nos dias 08, 09 e 10 de julho de 2022, presencialmente na FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, situada na Rua Carmelo Rangel, 1200, Bairro Seminário, Curitiba/PR, CEP: 89.253-530.

Organização

Cursos de Pós-Graduação em Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico e Pós-Graduação em Liturgia da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno.

Comitê Organizador

Prof. Dr. Irineu Letenski, OSBM
Prof. Dr. Teodoro Hanicz, OSBM
Marco Antônio Pensak, OSBM
Fabiana Mélani Tremba (Secretária)

Comitê Científico

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Prof. Dr. Edilson da Costa
Prof. Dr. Felipe Sérgio Koller
Prof. Me. Henry Belchior da Cunha

Carga horária (total do evento/atividade): 20 horas.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Refeições: A confraternização do dia 08/07 e os cafés dos dias 09 e 10/07 estão inclusos.

Vagas limitadas.

Investimento:

  • Público externo (50 vagas disponíveis): R$ 100,00. Clique aqui para comprar o seu ingresso. 
  • Estudantes e egressos (ex-estudantes) de qualquer curso de graduação ou pós-graduação da FASBAM (120 vagas disponíveis): Gratuito. Você deve reservar a sua vaga acessando o link promocional enviado nos grupos das turmas ou enviando um email para secretaria@fasbam.edu.br com seu nome completo, CPF e nome do curso que fez ou faz na FASBAM, solicitando o link promocional que beneficia com a isenção da taxa. 

Transmissão onlineNão está prevista a transmissão ao vivo do evento.

Datas importantes para quem deseja submeter uma comunicação de trabalho (apresentação de artigo):

ATIVIDADEDATA
Prazo de início para envio de comunicações de trabalhos30/03/2022
Prazo final para envio de comunicações de trabalhos31/05/2022
Divulgação das comunicações de trabalhos aprovadas15/06/2022

Obs.: As orientações sobre as Comunicações de Trabalhos estão logo abaixo, após a programação.

Sexta-feira (08/07):


Lorem ipsum..

19h30 – Abertura e lançamento de livros
Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Reitor da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


Lorem ipsum..

19h45 – Conferência: Arte sacra contemporânea: a arte do Centro Aletti dirigido por Marko Ivan Rupnik, SJ
Prof. Dra. Wilma Tommaso
Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisadora e autora especializada em arte sacra, professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP) e membro pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Também é coordenadora do grupo de pesquisa “Imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, onde também coordena a Sala Marko Ivan Rupnik, dedicada à divulgação da obra do teólogo e artista esloveno e publicada no site offlattes.com. Possui o site wilmatommaso.com.br. Administra A Beleza da Arte Sacra no Instagram.

21h – Confraternização na FASBAM

Sábado (09/07) manhã:


Lorem ipsum..

08h30 – Conferência: Liturgia: ritual e símbolo
Dom Edmar Peron
Bispo Diocesano de Paranaguá e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Mestre em Teologia Dogmática com especialização em Teologia dos Sacramentos pelo Pontificio Ateneo Sant’Anselmo de Roma.

10h – Pausa Café na FASBAM


Lorem ipsum..

10h30 – Conferência: A iconografia do Santuário no Primeiro Milênio
Frei Sidney Damásio Machado, OFMCap
Doutor em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Gregoriana (PUG) de Roma. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Espiritual, linguagem simbólica, historia da arte cristã e arte sacra (iconografia cristã – teórica e prática). É professor dos cursos de pós-graduação da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

12h – Almoço

Sábado (09/07) tarde:


Lorem ipsum..


Lorem ipsum..


Lorem ipsum..

14h30 – Painel: A arte e a arquitetura como expressão da fé

Arquitetura sacra: estamos gerando patrimônio?
Tobias Bonk Machado

Arquiteto Sacro. Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Especialista em Gerenciamento de Obras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É autor de mais de 150 projetos para a Igreja no Brasil e em área de fronteira, incluindo capelas, matrizes, catedrais, santuários, espaços de evangelização e administração paroquiais, seminários, casas formativas e residências paroquiais e episcopais. Em 2005, com sua sócia Teresa Gomes, especialista em iluminação, fundou o Escritório Creatos Arquitetura. Membro de projetos participativos na amazônia brasileira inclusive o Projeto da Igreja Indígena Yanomâmi, confeccionado em parceria com Setor de Espaço Litúrgico da CNBB e com aprovação direta de Sua Santidade Papa Francisco. Professor do Curso de Especialização em Arquitetura, Espaço Litúrgico e Arte Sacra da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), em Curitiba.

A arte litúrgica e os órgãos do conhecimento da fé
Felipe Sérgio Koller
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor dos cursos de especialização da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) e da Católica de Santa Catarina (Católica SC). Pesquisa principalmente os seguintes temas: linguagem simbólica, arte litúrgica e magistério pontifício. É coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Tomás Halík (GLPTH/PUCPR) e do Grupo de Estudos Marko Ivan Rupnik (FASBAM). Co-fundador da Oficina de Nazaré e da Editora Carpintaria.

Henry Belchior da Cunha
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gerenciamento de Obras e Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é Doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É professor de graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e de especialização na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM). Profissionalmente, atua na área de projetos de arquitetura em geral, mas com ênfase nos espaços religiosos.

16h – Pausa Café na FASBAM

16h30 – Comunicações de Trabalhos (apresentação dos artigos)

18h30 – Encerramento do dia

Domingo (10/07):


Lorem ipsum..


Lorem ipsum..

08h30 – Painel: A prática da obra no restauro de monumentos arquitetônicos

Prof. Me. Cláudio Forte Maiolino
Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR) e atuando principalmente no tema do neogótico em Curitiba.

Prof. Ma. Nancy Valente
Engenheira Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Sciencia e Tecnica della Corrosione pela Università di Ferrara, Itália, Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é responsável pelo LATER – Laboratório de Conservação e Restauração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

10h – Pausa Café na FASBAM


Lorem ipsum..

10h30 – Conferência: A Forma do Edifício Sacro, uma sintonia fina entre simbologia e técnicas construtivas.
Eduardo Faust
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Espaço litúrgico e Arte Sacra pela Faculdade Jesuíta (FAJE). Fundador do escritório FAUST ARQUITETURA. Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas à Igreja em mais de 150 cidades em 15 estados no Brasil. Além disso é autor de projetos internacionais no México, em Portugal, no Timor Leste e na Índia. Ministra palestras e Cursos. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (Chile, Itália, Portugal e Espanha). É professor de Pós-Graduação na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

12h – Encerramento do evento

INSTRUÇÕES PARA A COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS (APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NO DIA 09/07/2022)

  • Tempo de apresentação de trabalhos no evento: entre 12 e 15 minutos.
  • A comunicação deve partir do trabalho com resumo homologado.
  • Está previsto discussão e interação com os autores, através de perguntas dos participantes, mediadas pela coordenação da sala.
  • A organização recomenda o uso de PowerPoint, clique aqui para baixar o modelo.
  • Conforme o cronograma, os trabalhos serão apresentados em 09/07/22, das 16h30 às 18h30. O detalhamento da ordem de trabalhos por salas, será disponibilizado até 30/06.

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL

ORIENTAÇÕES SOBRE AS COMUNICAÇÕES ORAIS:

A submissão do trabalho deverá ser feita na forma de resumo.

As comunicações orais poderão ter um autor e até 3 coautores. O autor necessariamente deverá estar inscrito no evento. 

O resumo deverá ser submetido até o dia 31/05/2022.

GRUPOS TEMÁTICOS:

As comunicações orais serão aceitas em duas modalidades:

GRUPO TEMÁTICO 1: Estudos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas acerca de pesquisas em arquitetura e arte sacra do espaço litúrgico, que evidenciem elaboração de acordo com o rigor técnico-científico. Deve conter os seguintes aspectos: tema, objetivo/problema de pesquisa, referências teóricas, metodologia, discussão dos dados, considerações finais. Agência ou instituição financiadora (quando houver).

GRUPO TEMÁTICO 2:  Relatos de experiências, atividades extensionistas e estudos de caso. Para os trabalhos empíricos serão aceitos relatos que refletem alguma prática relacionada à arquitetura e arte sacra do espaço litúrgico. Descrição da experiência realizada, contemplando: objetivo da prática, público, período de realização, atividades desenvolvidas, local onde foi realizada, referenciais teóricos (se houver), considerações finais. Agência ou instituição financiadora (quando houver).

O envio dos resumos dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente pelo email, informando em qual grupo temático se insere: comunicacao@fasbam.edu.br, até o dia 31/05/2022. 

– Informações requeridas para submissão do resumo da Comunicação Oral

I. Título do Trabalho

II. Autor(es) e Instituição de origem

III. Grupo Temático no qual pretende inscrever o trabalho

IV. O texto do resumo deverá seguir as seguintes normas: texto em língua portuguesa, máximo de 3.000 caracteres (com espaços), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

V. Palavras-chave (5 palavras)

OBSERVAÇÕES:

* O texto deverá seguir as normas da ABNT, conforme o manual da FASBAM, clique aqui para acessá-lo.

* Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, poderão não ser aceitos. Tempo de apresentação dos trabalhos no evento: aproximadamente 15 minutos.

* O resumo aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original; ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.

* Os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico.

– Tempo de apresentação dos trabalhos no evento: 15 minutos, seguido de  interação, através de perguntas dos participantes.

A divulgação dos resultados será feita por e-mail aos inscritos até o dia 15/06/2022.

Acesse aqui o modelo de resumo Acesse aqui o modelo de PowerPoint

HOMOLOGAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos serão avaliados pela comissão cientifica do simpósio até o dia 31/05/2022.

Após avaliação, será enviada uma mensagem automática no endereço de e-mail cadastrado, indicando o status do trabalho: HOMOLOGADO, PENDENTE OU REPROVADO.

Os trabalhos HOMOLOGADOS estarão aptos e serão apresentados no evento.

Os trabalhos não homologados, marcados como PENDENTE, são aqueles que estão fora do padrão indicado, esses poderão ser substituídos em até 72h, conforme tutorial abaixo. A não substituição do arquivo implica em não apresentação do pôster virtual durante o evento.

Os trabalhos REPROVADOS não serão apresentados durante o evento. A reprovação do trabalho não impossibilita a participação e o acesso ao evento.

CONTATO

Caso tenha alguma dúvida com relação a inscrição, entre em contato conosco:
Telefone/WhatsApp: (41) 3243-9800
E-mail: comunicacao@fasbam.edu.br