A Teologia Moral é o ramo da investigação teológica que estuda de maneira sistemática as implicações práticas da intervenção reveladora de Deus em Jesus Cristo. Afirmou-se que, se a teologia é ‘fé buscando entendimento’, então a Teologia Moral é ‘fé buscando entendimento como um modo de vida’. Fundamentalmente, está preocupada com o tipo de pessoa que devemos ser e os tipos de ações que devemos decidir aceitar ou evitar. Na prossecução de sua tarefa, a teologia moral deve recorrer a todas as fontes de entendimento disponíveis: Sagradas Escrituras, Cristologia, Antropologia Teológica, Eclesiologia, bem como outras áreas do conhecimento, especialmente da Filosofia. Na FASBAM, o curso se fundamenta numa antropologia da vida cristã: “nossa vocação em Cristo e nossa obrigação de dar frutos na caridade para vida do mundo” (Cf. Optatam Totius, 16), que deve ser não apenas “completamente nutrido pelo ensino das escrituras”, mas também amplamente interdisciplinar.

Confira as Disciplinas

As disciplinas deste curso são distribuídas em 3 grandes áreas: moral, ética e vida. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo

Teologia Moral Fundamental

Fontes Patrísticas em Teologia Moral

Desenvolvimento e amadurecimento da Teologia Moral: da Escolástica a Santo Afonso Maria de Ligório

Concílio Vaticano II e a renovação da moral

Moral e discernimento social

Metodologia do Trabalho Científico

Ética teológica contemporânea

Tecnoética: a pessoa entre tecnologia, sociedade e valores

Direito Canônico

Perspectivas cristãs sobre ética nos negócios

O homem interior: virtude e opção fundamental

Teologia do Corpo

Matrimônio, família e sexualidade humana

Liberdade, lei e direitos

Bioética e saúde no contexto da Tradição Cristã

Envelhecimento e cuidados pastorais

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Coordenador do Curso

Lorem ipsum..

Nossos Diferenciais

“Se quisermos então penetrar no âmago da moral evangélica e identificar o seu conteúdo profundo e imutável, devemos procurar diligentemente o sentido da questão posta pelo jovem rico do Evangelho e, mais ainda, o sentido da resposta de Jesus, deixando-nos guiar por Ele. De fato, Jesus, com delicado tato pedagógico, responde conduzindo o jovem quase pela mão, passo a passo, em direção à verdade plena.” Veritatis Splendor, 8.

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Conheça os nossos outros cursos