Acadêmicos da FASBAM visitam a cidade histórica da Lapa

Os acadêmicos do Curso de Filosofia da FASBAM realizaram uma excursão, no dia 13 de outubro, para a cidade da Lapa, no Paraná. Os estudantes puderam refletir sobre as manifestações religiosas cristãs e populares. Partindo da Igreja Matriz de Santo Antônio, edificada a partir de 1769, foram até o Santuário de São Benedito, de 1947 – o maior do mundo dedicado ao santo – passando pelo Parque Estadual do Monge, onde viveu o monge João Maria D’Agostinis no século XIX.

O passeio contou com a visita aos prédios históricos e museus locais que contam um pouco da história do Paraná e do Brasil. Alguns temas foram destaque, como: o tropeirismo, as famílias, a economia da região, o teatro, a cultura em geral, além do importante fato histórico chamado “Cerco da Lapa”. Segundo o acadêmico Francisco Hupalo, do primeiro ano do curso de Filosofia, “A visita à Lapa, proporcionada pela FASBAM, contribuiu para minha formação humana e intelectual, pois propiciou um aprendizado que ultrapassou os limites da sala de aula, além de ser um momento importante de integração entre os colegas e professores.”

Este encontro com a história e a religiosidade promoveu a reflexão e estimulou o aprendizado dos estudantes por meio de experiências marcantes e vivências que jamais serão esquecidas. Este tipo de atividade demonstra a missão da instituição que se preocupa em promover a formação integral do ser humano.