Abolição das guerras e garantia da paz: como edificar uma sociedade justa, que promova o respeito aos direitos humanos? As cosmovisões religiosas têm algum papel na promoção da justiça e da paz? Em particular, qual a contribuição da Doutrina Social da Igreja (DSI) para a consecução de uma sociedade sob o signo da solidariedade, do respeito e do amor? Estas não são questões que interessam apenas ao cristão católico, mas a todo ser humano de boa vontade, que se preocupa com os problemas morais da vida em sociedade. A tensão entre as cosmovisões seculares e religiosas marca o atual cenário cultural, em nosso mundo cada vez mais globalizado. O espaço público requer um debate sobre padrões de racionalidade moral e sua justificação, à altura dos novos tempos. Mas ele não pode excluir, previamente, o valor das tradições religiosas e sua contribuição para a esfera pública política, no sentido de propor soluções para os grandes problemas.

I Seminário de Doutrina Social da Igreja Católica é a oportunidade para conhecer ainda mais sobre essas questões fundamentais sobre a relação entre justiça e paz, a partir do lançamento do livro: Justiça e paz: tópicos sobre a Doutrina Social da Igreja Católica, seja de um ponto de vista histórico, ao revisitar as fontes clássicas da DSI, seja ao discutir problemas contemporâneos de um ponto de vista teórico, sobre o bem comum.

O I Seminário de Doutrina Social da Igreja Católica da FASBAM acontece com o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), por meio do Grupo de Pesquisa Ética & Religião e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No primeiro dia de seminário, dia 17 de maio, nós contaremos com a presença do Prof. Dr. Luís Carlos Silva de Sousa, que apresentará o livro: Justiça e paz: tópicos sobre a Doutrina Social da Igreja Católicado Prof. Me. Francisco Deusimar Andrade Albuquerque, que falará sobre: Pessoa e lei natural no pensamento de Karol Wojtyla; e do Prof. Dr. Paulo Sertek, que falará sobre: Ética e narrativa.

Prof. Dr. Luís Carlos Silva de Sousa

Prof. Me. Francisco Deusimar Andrade Albuquerque

Prof. Dr. Paulo Sertek

Lorem ipsum..

Já no segundo dia de seminário, dia 18 de maio, nós contaremos com a presença do Prof. Dr. Wagner Augusto dos Santos, que falará sobre: A civilização do amor e a DSI; do Prof. Me. Rogério Tadeu Mesquita Marques, que falará sobre: A tradição do direito de guerra em Francisco de Vitória; e do Prof. Dr. Danilo Cortez Gomes, que falará sobre: Entre os extremos há um farol: a importância da DSI para a sociedade hodierna.

Prof. Dr. Wagner Augusto dos Santos

Prof. Me. Rogério Tadeu Mesquita Marques

Prof. Dr. Danilo Cortez Gomes

Lorem ipsum..

O I Seminário de Doutrina Social da Igreja Católica da FASBAM será totalmente online e gratuito com transmissão ao vivo pelo Canal da FASBAM no YouTube: youtube.com/fasbam.

Programação diária:

• Abertura e apresentação do conferencista: das 19h30 às 19h35
  • Conferência: das 19h35 às 20h20
  • Perguntas: das 20h20 às 20h45
  • Encerramento

Os interessados em receber o certificado válido para atividades complementares deverão preencher o formulário de inscrição disponibilizado no botão abaixo. Ao final de cada conferência será informado um link no chat para a confirmação da presença. Terão direito ao certificado gratuito os interessados que participarem nos dois dias do evento.