O I Seminário de Direito Canônico da FASBAM tem o objetivo de cultivar a ciência canônica dentro do mistério da Igreja (OT 16), para que os interessados saibam como colaborar na sua contínua renovação e adaptação às necessidades dos tempos. Tudo isto tendo presente que o direito da Igreja deve sempre visar o bem sobrenatural de cada fiel e a edificação da comunhão eclesial. O evento destina-se a todos os interessados em Direito Canônico e na prossecução do objetivo da realização, ao mesmo tempo científico e pastoral, a FASBAM pretende estabelecer um vínculo com aqueles que queiram nela estudar e também de manter um vínculo estreito com todos os que nela estudam, oferecendo-lhes uma formação contínua e permanente.

Pe. Dr. Alberto Montealegre Vieira Neves

Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma

Tema: O ordenamento canônico e o seu papel na perspectiva eclesiológica de uma Igreja em saída.

Data: 19 de abril de 2021.

Me. Claudia Maurício Silva

Auditora no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Niterói e Doutoranda em Direito Canônico pela Universidade Católica da Argentina

Tema: Sobre a aplicação do Direito Canônico em tempos atuais na visão de uma leiga.

Data: 20 de abril de 2021.

Pe. Me. Fabiano Dias Pinto

Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano Rainha dos Apóstolos da Arquidiocese de Curitiba e Doutorando em Direito Canônico pela Universidade Católica da Argentina

Tema: O protagonismo do fiel batizado: uma leitura do Direito Canônico após o Concílio Vaticano II.

Data: 21 de abril de 2021.

O I Seminário de Direito Canônico será totalmente online e gratuito com transmissão ao vivo pelo Canal da FASBAM no YouTube: youtube.com/fasbam.

Programação diária:

• Abertura e apresentação do conferencista: das 19h30 às 19h35
  • Conferência: das 19h35 às 20h20
  • Perguntas: das 20h20 às 20h45
  • Encerramento

Os interessados em receber o certificado válido para atividades complementares deverão preencher o formulário disponibilizado nesta página. Ao final de cada dia serão dadas as instruções para a confirmação da presença. Terão direito ao certificado gratuito os interessados que participarem nos três dias do evento.