Estudar na FASBAM – Faculdade São Basílio Magno é ter uma experiência única em nível humano, eclesial e acadêmico para toda a vida.

Suas virtudes e seus valores basilianos, com professores e estudantes do Brasil e do mundo, torna o ambiente universitário muito simbólico. Em um ambiente multicultural, a FASBAM oferece uma oferta educacional diversificada no ensino comprometida com o seu projeto de excelência.

A diversidade das áreas acadêmicas permite à FASBAM realizar o que o Papa Francisco, na Constituição Apostólica Veritatis gaudium, pede às instituições eclesiásticas: “a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade exercidas com sabedoria e criatividade à luz da Revelação” (VG 4).

Estudar em Curitiba não é um simples fato geográfico para nós. Na cidade modelo do Brasil, estamos no coração, em estreito contato com a nossa história e identidade. Por isso, a FASBAM oferece aos seus estudantes – seminaristas, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigos – um ambiente marcado pela eclesialidade. Ele inspira e desenvolve aqueles que se preparam para um serviço altamente qualificado em suas igrejas locais.

OS ESTUDOS

A Faculdade São Basílio Magno confere graus acadêmicos reconhecidos pelo Ministério da Educação e com o apoio de diversas instituições religiosas.

Os cursos de graduação são iniciados no mês de fevereiro. Já os muitos programas de estudo de férias relacionados à pós-graduação podem ser iniciados no primeiro semestre (janeiro) e no segundo semestre (julho) do ano letivo.

NOSSAS ORIGENS

A origem da Faculdade São Basílio Magno remonta a 1969, ano em que foi fundando o Studium OSBM para a formação dos Irmãos Basilianos. Em 2011, com a autorização do Ministério da Educação, tomou o nome de Faculdade São Basílio Magno (FASBAM). 

Fiel à tradição pedagógica da juventude querida por São Basílio Magno, a FASBAM coloca em primeiro plano a excelência nos estudos, a formação integral de cada estudante e o seu crescimento humano e espiritual. Fazemos todo o possível para que cada estudante seja protagonista de uma “Igreja em saída” e, ao mesmo tempo, seja capaz de responder com profundidade e espírito de serviço ao mundo contemporâneo.

Como instituição da Ordem de São Basílio Magno, acolhemos o convite do nosso Protoarquimandrita, Pe. Genésio Viomar, OSBM, para sermos sempre um “ponto de encontro”.

A BIBLIOTECA

A Biblioteca é um espaço dinâmico que contribui para a missão da FASBAM. Ela é especializada em vários setores em que a FASBAM exerce a sua atividade de ensino e pesquisa, sendo também um campo de cultura, arte e conhecimento.

O patrimônio da Biblioteca é de aproximadamente 24.000 volumes disponíveis em prateleiras abertas. Diversos periódicos, materiais multimídia e obras raras que remontam ao século XVI, e uma grande diversidade de recursos eletrônicos também estão disponíveis a toda a nossa comunidade acadêmica.

PUBLICAÇÕES DA FASBAM

A FASBAM possui uma editora própria, a FASBAMPRESS, que publica obras na área da filosofia, teologia e espiritualidade. Além disso, a instituição também possui os seus periódicos Basilíade – Revista de Filosofia e Helleniká – Revista Cultural.