Quando se volta o olhar para o Ensino Religioso, percebe-se que poucos são os profissionais habilitados para atuar nessa área do ensino. É fundamental e indispensável que o profissional do Ensino Religioso tenha uma formação específica que o habilite e qualifique nessa área do conhecimento.

O curso de pós graduação lato sensu, (especialização) oferecido pela FASBAM – Faculdade São Basílio Magno,  busca complementar a formação docente para essa área,  uma vez que o profissional para o magistério do ensino religioso tem uma grande contribuição a dar no sentido de subsidiar os educandos, agentes comunitários e de pastoral para enfrentar as questões que estão no cerne da vida, despertando-os para que possam desenvolver a religiosidade presente em cada um, em atitude dialógica e de aproximação/relação com as diferentes expressões religiosas.

Portadores de Curso de Graduação de todas as áreas do conhecimento: professores de Ensino Religioso na rede pública ou particular, profissionais graduados interessados no Ensino Religioso Escolar, orientadores pedagógicos, pesquisadores do fenômeno religioso, agentes comunitários e de pastoral, demais pessoas interessadas na discussão do pluralismo religioso como desafio educacional.

GERAL

Capacitar  docentes com conhecimentos teóricos e metodológicos, possibilitando o magistério do Ensino Religioso.

ESPECÍFICOS

  • Favorecer o conhecimento do campo religioso através das Ciências da Religião, proporcionando aprofundamento e atualização nos níveis teórico e metodológico.
  • Refletir sobre o lugar e função da educação para a religiosidade como componente do currículo das escolas, instância de construção crítica, recriação e transmissão dos saberes organizados historicamente.
  • Estimular a reflexão sobre o papel do educador para a religiosidade, resgatando a importância social e a dimensão transformadora da sua ação, superando a crise da modernidade, que se manifesta na fragilidade dos valores, na fragmentação e ausência de sentido na vida.

Psicologia da Religião.   

O sagrado e a arte. 

História das Religiões.

Espaço Sagrado.

Hermenêutica Bíblica.    

Textos sagrados.

Fenomenologia da Religião.

Ecumenismo e diálogo inter-religioso.

Panorama Religioso no Brasil.

Antropologia da Religião.

História e Legislação do Ensino Religioso.  

Ética, bioética e religião.

Sociologia da Religião.

Metodologia do Ensino Religioso.    

Metodologia do Ensino Superior.

Metodologia do trabalho científico. 

Modalidade de Ensino: Presencial.

Turno de Funcionamento: Diurno.

Duração: O curso terá a duração de 18 meses, com aulas quinzenais aos sábados, das 8h30 às 17h30. Início previsto para 13 de abril de 2019.

Carga horária total do curso: 390 horas.

Mensalidade: 18 parcelas de R$ 290,00, para pagamento até o vencimento.

Vagas: 50*.

Local: FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, Rua Carmelo Rangel, 1200, Seminário – Curitiba/PR. CEP: 80.440-050

Contato: (41) 3243-9800 ou secretaria@fasbam.edu.br

* A FASBAM reserva-se no direito de não abrir turma caso não sejam preenchidas 30 vagas.

Os cursos de pós-graduação lato sensu podem ser ofertados, desde que a instituição de ensino possua credenciamento no Ministério da Educação. A FASBAM é credenciada, conforme a Portaria Nº 903, de 6 de setembro de 2018, publicada no DOU de 10 de setembro de 2018.

Este é o requisito legal para oferta que, portanto, não depende de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e deve atender ao disposto na Resolução CNE/CES n.º 1, de 6 de abril de 2018.

As inscrições já foram encerradas, mas você pode preencher o formulário abaixo para garantir sua vaga na próxima turma.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone abaixo:

Secretaria da FASBAM: (41) 3243-9800.