“Nós cremos no amor de Deus: deste modo pode o cristão exprimir a opção fundamental da sua vida. Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (DCE 1).

Ementa

Panorama do papado no pós-concílio. Características dos diferentes tipos de documentos pontifícios. Background biográfico e teórico de Bento XVI e Francisco. O tríptico caridade-esperança-fé (Deus Caritas Est, Spe Salvi, Lumen Fidei). Os grandes documentos de Francisco (Evangelii Gaudium, Laudato Si’, Amoris Laetitia). Misericórdia e santidade (Misericordiae Vultus, Misericordia et Misera, Gaudete et Exsultate).

Justificativa

O pontificado de Francisco completou recentemente cinco anos, sendo marcado por um tom renovador e reformista, em continuidade com o Concílio Vaticano II. Francisco publicou documentos importantes que contêm orientações fundamentais para a vida e a missão da Igreja hoje. Existe um amplo interesse em compreender as bases e o contexto da ação pastoral de Francisco e a sua relação com o magistério pontifício precedente. Nesse âmbito, destaca-se o seu imediato predecessor, o Papa Emérito Bento XVI, que ofereceu uma contribuição preciosa à reflexão sobre a fé com as suas encíclicas sobre as virtudes teologais – espécie de “reintrodução” ao cristianismo para os homens e as mulheres de hoje.

Objetivo geral

Oferecer um panorama que permita ter um conhecimento básico sobre os principais documentos de Bento XVI e Francisco que forneça chaves para a sua leitura, o seu aprofundamento e o discernimento da sua aplicação.

Objetivos específicos

  • Apresentar os documentos publicados por Bento XVI e Francisco e destacar os seus pontos principais;
  • Contextualizar esses documentos no cenário da Igreja no pós-concílio e a partir das preocupações de seus autores;
  • Capacitar os interessados a avaliar a sua atuação pastoral a partir das orientações do magistério atual; e
  • Difundir uma interpretação do magistério pontifício recente que valorize ao mesmo tempo a continuidade e a reforma e seja pastoralmente fecunda.

Público-alvo

Estudantes de teologia, catequistas, seminaristas, religiosos, religiosas, presbíteros, diáconos, demais agentes de pastoral e demais interessados.

Assessor

Prof. Me. Felipe Sérgio Koller

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Professor do Bacharelado em Teologia Católica do Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Carga horária

15 horas: 6 encontros de 2 horas (sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, conforme cronograma ao lado) + leituras complementares.

Certificado de 15 horas, válido para atividades complementares.

Cronograma

1º encontro (21/09): Introdução: panorama do papado no pós-concílio, características dos diferentes tipos de documentos pontifícios e background biográfico e teórico de Bento XVI e Francisco. O tríptico caridade-esperança-fé: uma reintrodução ao cristianismo. A encíclica Deus Caritas Est.

2º encontro (28/09): A encíclica Spe Salvi. A carta apostólica Porta Fidei. A encíclica Lumen Fidei.

3º encontro (05/10): Os grandes documentos de Francisco. A exortação apostóica Evangelii Gaudium.

4º encontro (19/10): A bula Misericordiae Vultus. A carta apostólica Misericordia et Misera. A exortação apostólica Gaudete et Exsultate.

5º encontro (26/10): A encíclica Laudato Si’. A encíclica Caritas in Veritate.

6º encontro (09/11): A exortação apostólica Amoris Laetitia.

As inscrições já foram encerradas, mas você pode preencher o formulário abaixo para garantir sua vaga na próxima turma.

    Selecione a forma de pagamento: