Entre os dias 03 e 07 de outubro de 2022, acontecerá a VI Semana Cultural na FASBAM. Neste ano, o tema será: 200 anos de (in)dependência(s) do Brasil: outras narrativas e outras leituras. O evento contará com uma programação na qual os estudantes e a comunidade terão a oportunidade de discutir sobre a temática.

A Semana Cultural da FASBAM é um evento acadêmico que acontece no segundo semestre de cada ano letivo na primeira semana do mês de outubro. É uma semana de estudo, pesquisa, debate e reflexão, tendo em vista o enriquecimento curricular e o aperfeiçoamento intelectual dos docentes e dos discentes, com o objetivo de uma formação humana e cidadã.

Organizadores: Prof. Dr. Irineu Letenski, Prof. Dr. Teodoro Hanicz e Frente Estudantil Filosófica (FESFI)

Os estudantes da FASBAM participantes receberão certificado de 20 horas caso participem em todos os dias do evento. A comunidade externa que deseja participar das conferências e receber o certificado gratuito deverá assinar as listas de presença que serão disponibilizadas em cada uma das conferências. Será fornecido um certificado por conferência.

03/10 – Debate (08h-11h30):

Tema: 200 ANOS DE (IN)DEPENDÊNCIA(s) DO BRASIL: historiografia, memória, narrativas, abordagens, leituras, fatos, vultos, identidades, nação, cidadania.
Participantes: Prof. Dr. Teodoro Hanicz; Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves e Prof. Dr. Antônio Djalma Braga Junior
Moderador: Prof. Dr. Irineu Letenski
Local: Auditório da FASBAM.

______________

04/10 – Mesas-redondas (08h-11h30)

MESA 1 – CULTURA, LITERATURA E ARTE
Prof. Me. Thiago Onofre Maia e Prof. Me. Milton Mayer
Acadêmico: Phaulo Rycardo Souza Guillhon
Moderador: Prof. Irineu Letenski
Local: Sala 106

MESA 2 – MOVIMENTOS PELA INDEPENDÊNCIA
Prof. Alessandro Cavassin Alves
Acadêmicos: Leonardo Pablo Origuela Santos e Bruno Coelho Gonçalves
Moderador: Prof. Dr. Edilson da Costa
Local: Sala 206

______________

05/10 – Oficinas (08h-11h30): Crise colonial, construção da Independência, do Império e da República

OFICINA 1  – Como o Brasil mudou com a vinda da família real.
Bibliografia básica: GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Globo, 2014.
Coordenação: Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Acadêmicos Coordenadores:  Felipe de Lima Suruagy, Humberto Alexandre Gonçalves Ferreira e Alisson da Rosa Colombo.

OFICINA 2 – Entre insurreições e independências, a Independência e o Império.
Bibliografia básica: GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado. 2.ed. São Paulo: Globo, 2015.
Local: Sala 105
Coordenação: Profª. Ma.Teresinha Teixeira Colleone
Acadêmicos Coordenadores: Rodolfo dos Santos, Eduardo Disner Correia e Matheus Martins de Oliveira

OFICINA 3 – Depois do Império, a República.
Bibliografia básica: GOMES, Laurentino. 1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil. 1.ed. São Paulo: Globo, 2013.
Local: Sala 106
Coordenação: Profª. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto
Acadêmicos Coordenadores: Patrick Soares dos Santos, Lucas Batista Vieira e Dalton Pereira do Nascimento

______________

06/10 – Oficinas (08h-11h30): Escravidão: sistema escravocrata, tráfico, rebeliões, resistências e abolição

OFICINA 1 –  Início da escravidão, tráfico, lucro e resistências.
Bibliografia básica:
GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. v. I. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
Coordenação: Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Acadêmicos Coordenadores:  Felipe de Lima Suruagy, Leonardo Pablo Origuela Santos e Iury Maycon da Silva Sales

OFICINA 2 – Apogeu e queda do tráfico de escravos.
Bibliografia básica: GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil. v. II. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021.
Local: Sala 105
Coordenação: Prof. Dr. Irineu Letenski
Acadêmicos Coordenadores: Thiago Silva de Oliveira, Paulo Henrique Moreira Andrade e Alex Murilo Inácio Sobrinho

OFICINA 3 – Lutas pela abolição.
Bibliografia básica: GOMES, Laurentino. Escravidão: da independência do Brasil à Lei Áurea. v. III. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2022.
Local: Sala  106
Coordenação: Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Acadêmicos Coordenadores:  Diogo Zem Santana, Cauan Rafael Pereira de Souza e João Thomas de Castro

______________