Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Missão

Publicada pela FASBAM - Faculdade São Basílio Magno, por meio de sua editora FASBAMPRESS, Basilíade - Revista de Filosofia tem a missão de divulgar reflexões filosóficas que não somente expressem resultados de pesquisa original em nível de pós-graduação, mas também contribuam para o enriquecimento da cultura nacional.

Abrangência dos artigos

Basilíade - Revista de Filosofia publica artigos, recensões ou resenhas que abrangem as áreas: 1. Filosofia Teórico-sistemática (metafísica, antropologia filosófica, ética, entre outras). 2. História da Filosofia (filosofia antiga e medieval). Os artigos podem ser submetidos, além da língua portuguesa, em inglês, francês, italiano e espanhol, já os demais textos devem ser submetidos somente em língua portuguesa.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados à Basilíade - Revista de Filosofia segue o seguinte fluxo: 1) Análise da adequação aos critérios e normas para publicação na Basilíade - Revista de Filosofia, realizada pelo Editor Adjunto. Assim, são devolvidos aos autores os artigos que: a) o autor e/ou coautor (se houver) não possui a titulação de doutor requerida para uma revista QUALIS A1, com exceção de recensões, cujo tipo de texto pode ter a autoria de doutorandos e doutores; b) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos: resumo, palavras chaves, abstract, keywords, introdução, conclusão, referências. 2) Pré-avaliação junto à Comissão Editorial (peer review). Nessa fase, o artigo é submetido: a verificação de plágio, análise sobre a relevância, qualidade metodológica e científica do texto. 3) Avaliação por pares ocultos (double blind peer review), professores especialistas nas temáticas tratadas. Os artigos são encaminhados sem a identificação do autor a dois pareceristas ad hoc da área temática específica do texto em questão e de estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas é considerado o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. O foco do parecer levará em consideração as dimensões teórico-crítica e metodológica do texto, avaliando-o em vista de contribuição para a produção, o avanço e a divulgação do conhecimento. O prazo para avaliação é até 30 dias. Diante de conflitos entre posições avaliativas, o artigo poderá ser enviado para outros avaliadores e/ou membros da Comissão Editorial. A decisão final sobre quaisquer conflitos e sobre a publicação do texto é reservada ao Comitê Editorial (Editor, Editor Adjunto e Coordenador) que levará em conta o conjunto do processo avaliativo e o código de conduta para normas editoriais. 4) Conclusão do processo avaliativo: o artigo uma vez aceito e autorizado por parte do/a autor/a segue para adequação aos padrões do texto para a publicação.  Após tais ajustamentos o manuscrito será encaminhado ao/a autor/a para verificação final. O processo entre a submissão do artigo e o resultado final (aprovação e/ou reprovação) tende a se prolongar por até 4 meses.

Se um autor desistir do processo de avaliação, após a aceitação de seu artigo sem ou com correções obrigatórias e, depois de meses submetê-lo novamente, o texto seguirá para uma nova reavaliação.

Periodicidade

Basilíade - Revista de Filosofia é publicada semestralmente (janeiro/junho; julho/dezembro).
e-ISSN: 2596-092X
Basilíade - Revista de Filosofia
recebeu o Qualis pela primeira vez no Quadriênio 2017-2020 com a classificação B4.

Política de Acesso Livre

Basilíade - Revista de Filosofia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Maiores informações podem ser encontradas em Public Knowledge Project – Open Journal Systems.

Declaração de ética e código de conduta na publicação

Basilíade - Revista de Filosofia, periódico vinculado à FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, empenhada em manter a qualidade científica e os padrões de ética no processo editorial, adota as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) contidas no Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, as Normas do Commitee on Publication Ethics (COPE) contidas no Code of Conduct and Best Practice Guidelines e os Padrões Internacionais para Editores do SciELO.

Os expedientes adotados para estimular a integridade na produção e publicação dos resultados da investigação filosófica, pesquisa científica em Ciências Humanas, estão fundamentados nos documentos supra citados. São eles: 1) ações preventivas (instruções de responsabilidade do/a autor/a, do Editor/Comissão Editorial, instruções aos Pareceristas ad hoc); 2) orientações contra más condutas.

Basilíade - Revista de Filosofia assume as políticas e os procedimentos editoriais da instituição. A FASBAM - Faculdade São Basílio Magno zela por seu veículo de pesquisa e divulgação filosófica, estimulando a publicação de alta qualidade acadêmica. Ao buscar a integridade e a transparência de suas atividades, a Basilíade - Revista de Filosofia torna público, mediante difusão por página da web, sua ética de publicação.

Responsabilidades do Editor e da Comissão Editorial

  • Definir os temas para cada fascículo, divulgá-los na comunidade acadêmica e encaminhar convites a autores reconhecidamente especialistas no tema escolhido para cada fascículo. 
  • Manter atualizada a política editorial e as normas para publicação na revista, assegurando a eficácia dos seus diferentes processos e solicitações dos órgãos avaliadores, pontos de vistas dos leitores, autores, membros dos comitês, pareceristas e equipe de trabalho. 
  • Acompanhar o processo de submissão/avaliação dos artigos, no período de três a quatro meses. Conferir o procedimento adotado em Processo de Avaliação por Pares.
  • Selecionar pareceristas acadêmicos externos devidamente qualificados e orientá-los/as sobre o que se espera do processo de avaliação por pares ocultos (double blind peer review): uma avaliação justa e imparcial, a confidencialidade.
  • Proteger a identidade dos pareceristas. Zelar pelo sigilo da avaliação, bem como pela precisão, integridade e clareza do relatório da avaliação enviado aos autores. 
  • Assegurar o cumprimento dos procedimentos adequados para avaliação dos manuscritos recebidos, zelando junto à comissão editorial e aos pareceristas ad hoc, pela transparência e a qualidade científica. 
  • Decidir pela aceitação ou rejeição dos artigos submetidos com base nos pareceres dos avaliadores. A decisão é orientada pelas normas do periódico indicadas nas “Diretrizes para Autores”.
  • Realizar a formatação do artigo após sua aprovação e autorização por parte do/a autor/a, adaptando o manuscrito original aos padrões de publicação. 
  • Responder com prontidão a reclamações, queixas de autores, leitores e membros do comitê da revista.
  • Zelar para que não haja nenhum conflito de interesse em relação aos artigos rejeitados e aceitos.
  • Adotar ações que são de direito contra qualquer forma de apropriação indevida do trabalho intelectual e problemas relacionados com os artigos já publicados (ver processo de identificação de má conduta, errata/retratação).

Responsabilidades dos/as autores/as

  • Responsabilizar-se pela garantia da veracidade das informações (dados, conteúdos e conclusões) contidas nos artigos e pela garantia da originalidade e a prioridade de publicação no Periódico, conforme indicado nas “Diretrizes para Autores”. São inaceitáveis: declarações/afirmações fraudulentas, imprecisas, problemas de autoria ou de desonestidade intelectual. 
  • A autoria e/ou a co-autoria do texto deve ser limitada a quem de fato contribuiu significativamente para a realização do trabalho apresentado. 
  • Zelar pela troca de correspondência com a revista periodicos@fasbam.edu.br e/ou pelo site da mesma (clique aqui) acompanhando o processo de avaliação do artigo. 
  • Assumir os critérios indicados nas “Diretrizes para Autores” quanto aos tópicos a serem observados na apresentação dos artigos (resumo, abstract, digitação, estrutura do artigo, citações, notas de referência, entre outras) à redação da revista. 
  • Declarar as fontes de apoio financeiro. 
  • Revisar as correções sugeridas pelos avaliadores, aprovando-as ou rejeitando-as e comunicar ao Editor a decisão tomada. A partir da aprovação das correções realizadas não são permitidas novas alterações no texto por parte do/a autor/a.
  • Após a aprovação do texto submetido, os autores deverão encaminhar uma declaração de direitos autorais e de inexistência de conflito de interesses, segundo o formato disponível (clique aqui). Os autores cedem à Basilíade - Revista de Filosofia  o direito de publicar seus trabalhos de forma impressa e eletrônica, incluindo-os nos índices e bases de dados nacionais e internacionais.
  • Basilíade - Revista de Filosofia  adere a Creative Commons International License (CC BY-NC 4.0) sendo permitido que o artigo seja fotocopiado por terceiros, protegido por direitos autorais e os trabalhos derivados feitos com base nele, não para fins comerciais, desde que citada a fonte
  • Notificar aos editores possíveis imprecisões, erros e/ou pontos problemáticos relacionados ao conteúdo do artigo submetido e/ou publicado, cooperando para que seja feita uma retratação pelo autor (em caso de plágio e/ou dados falsos) e uma errata pelo Editor. 
  • O artigo submetido deve conter: nome completo do autor/a, títulos acadêmicos, vinculação profissional (universidade, faculdade, departamento), endereço atual completo e e-mail. A submissão de um manuscrito não implica sua publicação na Basilíade - Revista de Filosofia.

Responsabilidades dos/as pareceristas ad hoc

  • Subsidiar o Comitê Editorial nas decisões relativas aos artigos submetidos. Arbitrar sobre a qualidade científica dos textos, emitir pareceres fundamentados, claros e objetivos, verificar a adequação do tema às normas e à missão da revista, indicar reformulações quando necessárias para o aprimoramento dos textos. 
  • Zelar pelo cumprimento/pontualidade do prazo para avaliação (20 dias). Na impossibilidade de cumprir o prazo estipulado, comunicar imediatamente ao Editor para que o mesmo busque outros pareceristas em tempo hábil. 
  • Assegurar a confidencialidade da avaliação. Não utilizar inadequadamente o material confidencial.
  • Notificar ao Editor os casos de violação de direitos autorais e/ou de plágio.

Processo de identificação de má conduta, errata/retratação

Para a correção de problemas éticos relacionados ao artigo e/ou outro documento de publicação do Periódico são utilizados os seguintes procedimentos:

Em casos de plágio

Seguindo as orientações do COPE (clique aqui), quando há comprovação de publicação duplicada ou redundante (importante), pelo Editor e/ou o parecerista que avaliou o artigo, o autor é solicitado a dar esclarecimentos. Caso seja comprovado por culpa e/ou o erro não intencionado, devido a falta de clareza das Instruções aos Autores, ou inexperiência do autor, o artigo é recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro. Se não há resposta por parte do autor, o Editor contacta a Instituição onde ele trabalha, informando seus superiores e/ou a pessoa responsável, da solução tomada pela equipe editorial. Os pareceristas também são notificados da solução. Em caso de menor importância de similaridade, o autor é solicitado a referenciar as obras originais ou eliminar a similaridade. Dá-se o prosseguimento da avaliação.

Para o teste de similaridade textual com o conteúdo existente na internet, utilizamos os seguintes softwares: AntiPlagiarist – ACNP; CopySpider.

Publicação de Errata

Conforme instruções do SciELO, quando é constatado erros no artigo ou outro documento já publicado que não o invalidem, o Editor fará uma errata informando as correções e/ou inclusões de partes do documento. A versão online do periódico traz a data de correção e o link. O texto deve conter: o número de DOI do documento que possui erro e demais informações a critério do Editor com o link url do artigo com erro. Informações disponíveis do SciELO (clique aqui).

DOI - Digital Object Identifier

O prefixo do DOI de Basilíade - Revista de Filosofia e dos demais periódicos da FASBAM é 10.35357/.
O número DOI para Basilíade - Revista de Filosofia foi definido da seguinte forma: prefixo, ISSN da versão eletrônica, volume, número da publicação, pagina inicial e página final do artigo, e o ano corrente. Ex.: (10.35357/2596-092X.v2n4p23-60/2020).

Retratação

Diante da identificação de um problema em artigo publicado na revista, baseando-se no modelo SciELO, é preciso proceder com o registro e a publicação de retratação. O texto a ser retratado deve ser apresentado pelos responsáveis com as justificativas, contendo os dados básicos (título, autor, afiliação e resumo). Ele não será “suprimido do veículo onde foi originalmente publicado”, no entanto, trará no sumário a expressão “[Artigo Retratado]”. O PDF do artigo terá tarjas de marca d’água com a expressão “Artigo Retratado”. Esse processo é acompanhado pela Equipe editorial, a Comissão Editorial e a validação de alguns membros do Conselho Editorial.

Licença Creative Common 4.0 International (CC BY-NC)

Basilíade - Revista de Filosofia adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY-NC 4.0). Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), não para fins comerciais, desde que citada a fonte.

Backup da revista

O backup dos periódicos é realizado por um serviço contratado pelo servidor que realiza um backup diário de todo o site da FASBAM - Faculdade São Basílio Magno.

Política de taxas para processamento de artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos e nem taxa de submissão.