FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO MEDIEVAL

Autores

  • Antonio Djalma Braga Junior
  • Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.35357/2596-092X.v3n6p97-106/2021

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Filosofia Medieval, Fé, Razão, Educação

Resumo

Sabe-se que todo o pensamento no período da era medieval estão conectados de uma forma ou outra com o grande debate entre Fé e Razão. Vários foram os autores que procuraram conciliar ou abrir ainda mais o abismo entre estes dois conceitos. O acontecimento decisivo neste período foi a apropriação do termo Logos pelo cristianismo que passa a partir de então não mais a fazer uma teologia, mas também uma reflexão filosófica. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma filosofia da educação no período medieval a partir da análise de alguns textos clássicos escritos nesse período histórico. Nessa perspectiva, pretende-se compreender a problemática da formação humana no medievo através de concepções éticas e políticas, bem como a influência de tais ideias no campo da educação. Para atingir este intento, utilizaremos como base principalmente os textos de autores como Bernardo de Claraval, São Boaventura, Hugo de São Vítor e Tomás de Aquino. Espera-se que ao fim desse artigo reste clara a importância desses autores para delinearmos uma filosofia da educação durante o período medieval, de modo que os pré-conceitos que ainda persistem em evocar a expressão “idade das trevas” sejam deixadas de lado para reconhecermos a imensa riqueza que perpassa os mais variados campos do conhecimento no medievo, inclusive a área da filosofia da educação.

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Publicado

31-07-2021

Como Citar

BRAGA JUNIOR, Antonio Djalma; SANTOS, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO MEDIEVAL. Basilíade - Revista de Filosofia, Curitiba, FASBAM, v. 3, n. 6, p. 97–106, 2021. DOI: 10.35357/2596-092X.v3n6p97-106/2021. Disponível em: https://fasbam.edu.br/pesquisa/periodicos/index.php/basiliade/article/view/339. Acesso em: 28 mar. 2024.