Criação do final do século XIX, o cinema ganhou o mundo e consolidou-se em popularidade. Sua abrangência geográfica e importância torna-lhe fundamental para a compreensão do século. Seus usos foram muito diversificados: entretenimento, veiculação de notícias, propagandas… e se no início de sua trajetória, o cinema era considerado apenas um misto de diversas técnicas, com o passar dos anos foi se consolidando como sétima arte. O advento desta nova maneira de expressar-se artisticamente também foi tema de muita reflexão filosófica: de Marcuse a Deleuze o cinema é visto sob diversos ângulos. Cumpre, pois, perceber algumas das inúmeras relações entre o cinema e a filosofia: a transmissão das ideias filosóficas através de um meio, qual seja, o cinema, a discussão filosófica a respeito da natureza do cinema e do filme, a expansão desta discussão para a reflexão acerca da natureza do movimento (em busca de uma metafísica), a possibilidade (e limitação) do cinema enquanto obra filosófica.

Filmografia*

• Cidadão Kane (Orson Welles)
  • 2001: Uma odisséia no espaço (Stanley Kubrick)
  • Tempos Modernos (Charles Chaplin)
  • Oito e meio (Federico Fellini)
  • Aurora (F. W. Murnau)
  • Andrei Rublev (Andrei Tarkovsky)
  • O sétimo selo (Ingmar Bergman

* Poderá mudar de acordo com os interesses da turma.

DELEUZE, G. Cinema 1: The Movement-Image. University of Minnesota Press, 1988.

DELEUZE, G. Cinema 2: The Time-Image. University of Minnesota Press, 1989.

GAUT, Berys, 2003. “Film” in The Oxford Handbook of Aesthetics, Jerrold Levinson (ed.), New York, Oxford: Oxford University Press, 627–643.

LIVINGSTON, Paisley, and Carl Plantinga, 2008. The Routledge Companion to Philosophy and Film, Abingdon: UK: Routledge.

PLANTINGA, Carl, and Grey M. SMITH (eds.), 1999. Passionate Views: Film, Cognition, and Emotion, Baltimore: Johns Hopkins University Press.

WARTENBERG, Thomas. “Philosophy of Film”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2015 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/win2015/entries/film/>.

Conheça os nossos outros cursos