As Fontes da Moralidade | Série: Princípios da Vida Moral

Para Santo Tomás de Aquino, a moralidade é sobre ações humanas. O que nos torna humanos é que somos donos de nossas ações. Podemos saber não apenas por que agimos da maneira que agimos, ou seja, fazemos escolhas por razões, mas também podemos saber que certas coisas que escolhemos alcançarão as razões pelas quais as escolhemos.

Se precisar ir trabalhar, você escolhe sair da cama, tomar banho e se vestir. Você escolhe tomar seu café da manhã, escolhe entrar no carro e dirigir para o trabalho. E você sabe que cada uma dessas atividades tem um propósito e que, em última análise, fará com que você trabalhe de manhã. Deliberamos nossas escolhas. Às vezes, essa deliberação é fácil e rápida, principalmente quando temos uma rotina como a rota que levamos ao trabalho. Mas às vezes uma escolha é difícil e requer um período de deliberação moral, às vezes intensa deliberação moral.

Para São Tomás de Aquino, a vida moral é composta de escolhas particulares, ações particulares, unidas por nossa busca de vários objetivos na vida, um que leva ao próximo. Para resumir as coisas, estamos falando de ações e escolhas particulares. É disso que se trata a moralidade: essa ou aquela escolha é moral, boa?

Quando analisamos ações específicas que adotamos para falar como católicas sobre o que chamamos de fontes da moralidade, ou seja, os componentes de toda ação humana. O Catecismo da Igreja Católica ecoa os ensinamentos de Santo Tomás sobre esse assunto quando diz que toda escolha humana tem três componentes básicos: a intenção, o objeto, as circunstâncias.

A intenção é a razão pessoal de fazermos uma escolha. Eu pretendo saciar minha sede. Eu escolho beber água. Eu pretendo mostrar meu amor. Eu escolho dizer a minha mãe “eu te amo” ou escolho trazer flores para ela. Eu pretendo me aproximar de Deus, então opto por rezar. Eu escolho fazer penitência. Eu escolho adorar. O objeto é o movimento, se você preferir, da atividade. Escolhemos todas as atividades, seja caminhar, correr, falar ou dar um soco, toda atividade tem um propósito bem diferente do motivo pelo qual escolhi fazê-lo. Então caminhar me leva do ponto A ao ponto B. Na linguagem de Tomás de Aquino e do Catecismo, esse é o objetivo de caminhar para chegar ao ponto B. Esse é o ponto. Por que estou escolhendo andar para onde estou indo? Essa é a minha intenção. É muito comum as pessoas pensarem que não podemos julgar uma ação como boa ou má, a não ser a intenção de alguém. Isso geralmente é verdade, mas nem sempre. A intenção certamente pode dizer por que alguém escolhe fazer o que faz. Mas existem algumas opções, algumas atividades cujos objetos são sempre maus.

Em uma de suas encíclicas, Veritatis Splendor, São João Paulo II, seguindo os ensinamentos de Santo Tomás de Aquino, ensinou que algumas atividades são intrinsecamente más e que nenhuma boa intenção pode resgatá-las. Por exemplo, a escolha de matar uma pessoa inocente. Nunca há uma razão para fazer isso. Nenhuma intenção pode fazer isso tão bem. As circunstâncias são quem, o onde, o como, o quando de uma escolha. Às vezes, a moralidade de um ato pode mudar dependendo de onde o ato é realizado. Por exemplo, existem maneiras pelas quais um marido e uma esposa se relacionam que são morais na privacidade de sua própria casa e que não seriam morais em um parque. Além disso, o momento da escolha pode mudar sua moralidade. Por exemplo, quantos anos tem a pessoa com quem você está interagindo. Você pode optar por desafiar ou corrigir os filhos de maneira diferente aos cinco anos e aos 15 anos.

Para Santo Tomás, qualquer ação que escolhemos, qualquer escolha é boa e moral se tudo nela é bom, a intenção, por que nós estamos fazendo isso, o objeto, o que realmente estamos fazendo e as circunstâncias. Se pretendemos enganar alguém, por exemplo, e fazemos isso enquanto dizemos a eles que os amamos, isso é imoral. Se pretendemos fazer algo bom e maravilhoso, gostamos de amar alguém, mas escolhemos dar um soco na raiva, isso é imoral. É imoral, porque socar alguém com raiva não é uma maneira de demonstrar a intenção do amor. Enquanto a intenção é boa, o objeto, a atividade e o soco não são a maneira correta de alcançar essa intenção.

Todas as nossas atividades se encaixam em uma série de escolhas futuras, de objetivos adicionais e intenções adicionais. Mas temos que julgar cada ação individualmente nessa sequência, porque os fins nunca justificam os meios. Nós nunca podemos fazer o mal, mesmo por boas razões. Embora a intenção seja sempre profundamente pessoal, o que ainda estamos escolhendo, a atividade que escolhemos, ainda é muito pessoal. E embora possamos ser impedidos de fazer coisas boas por pessoas, pessoas que têm autoridade sobre nós ou pessoas que podem até nos perseguir, nunca podemos ser forçados a fazer o mal. São João Paulo disse: “Especialmente se estivermos preparados para morrer, em vez de fazer o mal”. O indicador final aqui é se todas essas três coisas, a intenção, o objeto ou atividade, os circuitos tudo isso se alinha com a razão, nosso poder mais alto, o que nos faz à imagem de Deus e que participa da razão de Deus. Ou seja, além da ignorância e, às vezes, da estupidez, nossas escolhas são realmente boas quando estão de acordo com a razão correta.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais. Aproveite também e clique aqui para conhecer a nossa pós-graduação em Teologia Moral.

Fonte: The Thomistic Institute.