Integrando emoções e espiritualidade

Como cristãos, somos frequentemente (e com razão) informados sobre a importância do desenvolvimento espiritual e da maturidade, de promover a oração, a piedade e outras práticas espirituais. Entretanto, raramente ouvimos líderes espirituais abordarem a importância da maturidade emocional em nossas vidas espirituais. No entanto, poderíamos argumentar que, para sermos espiritualmente maduros, também devemos ser emocionalmente maduros. Vamos lá!

Colaboração ou integração?

Nas últimas décadas, como os campos relacionados à psicologia e à saúde mental nos ajudaram a desenvolver uma compreensão muito mais sólida de como nossas emoções funcionam e por que são importantes, um grau de colaboração entre fé e psicologia se tornou comum. Existe uma consciência geral mais forte de que a fé por si só não resolve todas as lutas humanas e que o apoio profissional de conselheiros e terapeutas também é importante. Algumas comunidades religiosas têm listas de conselheiros locais, elas também designam pessoas, e algumas até têm um conselheiro ou terapeuta na equipe.

Ainda assim, há uma diferença entre colaboração e integração, entre duas coisas trabalhando juntas e duas realmente se unindo. Há muito valor nos líderes religiosos e profissionais de saúde mental, incentivando e orientando os indivíduos a realmente integrar maturidade emocional e espiritualidade.

Podemos encontrar a cura, beleza e verdade através da nossa fé. Nós também podemos encontrar a cura, beleza e verdade através do desenvolvimento de um forte entendimento da nossa natureza humana, particularmente de nossas emoções. Nossas experiências mais fortes de cura, beleza e verdade podem começar no momento em que nós, como indivíduos, começamos a descobrir como integrar nossa abordagem de fé e espiritualidade à nossa inteligência emocional e maturidade.

A crença de que a fé pode nos ajudar na nossa abordagem para lidar com as falhas e os desafios humanos não é uma coisa nova. O que pode nos surpreender é a descoberta pessoal de quão fortemente uma consciência mais profunda e uma sensibilidade a nossos próprios sentimentos também podem transformar nossa vida espiritual.

Verdadeiramente e totalmente humano

Essa interseção de nossas emoções e nossa vida espiritual pode nos levar a uma experiência mais completa do que significa ser verdadeiramente humano, e à consciência de que eu não somos apenas capazes de trazer todo o nosso eu integrado, para todas as dimensões da nossa vida, mas que este é realmente o plano de Deus para nós.

Fomos criados para a união com Deus: nossa vida espiritual é importante. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus: nossas emoções fazem parte dessa realidade, desejadas por Deus para nos ajudar a estar mais plenamente presentes a nós mesmos, ao mundo ao nosso redor e a ele. Nossa espiritualidade, nossa emocionalidade, nossa razão e nossa vontade não operam em toda a sua extensão em isolamento, mas trabalham juntas.

A ideia de que podemos isolar nossa própria fé e vida espiritual de nossas emoções e instintos humanos é uma ficção filosófica. Não há momento, como pessoa humana, em que estamos apenas pensando ou operando na esfera intelectual, assim como não há um momento em que estamos apenas sentindo.

Apenas a razão não tem como conhecer ou perceber a realidade. É apresentado com informações valiosas através dos nossos sentidos físicos. Nossas emoções também apresentam informações valiosas, sobre dimensões não-físicas, mas não menos reais do que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor.

Nossas emoções também são uma maneira de Deus se comunicar conosco por dentro. Cremos que somos templos do Espírito Santo, que a Santíssima Trindade habita em nós. Se nossas emoções são capazes de nos colocar mais plenamente em contato com o âmago de nosso ser, faz sentido que, ao fazê-lo, eles sejam capazes de nos conectar mais profundamente com o Deus que habita em nós.

Santo Inácio de Loyola foi pioneiro na integração de emoções e espiritualidade nos anos 1500. Ele descobriu que identificar e ouvir nossos sentimentos mais profundos desempenha um papel fundamental na descoberta da presença de Deus em nossa vida e no discernimento das escolhas de vida. As regras de discernimento de Santo Inácio são sutis para reconhecer as diferentes maneiras pelas quais o bem e o mal funcionam na vida das pessoas em diferentes lugares da sua própria vida espiritual, mas o princípio essencial que guia suas regras é que, se pudermos entrar em contato e com razão entender nossos sentimentos, eles nos fornecerão a percepção necessária sobre quais aspectos de nossa vida estão nos aproximando de Deus e quais aspectos estão nos afastando dele. Com o tempo, ajustando nossa capacidade de sentir e entender nossas emoções,

Etapas para a integração

Como podemos promover uma integração de emoção e espiritualidade em nossa própria vida?

Uma maneira é começar por estar mais consciente de nossas emoções e deixarmo-nos realmente senti-las. Isso significa focar em 1) como estamos nos sentindo 2) por que estamos nos sentindo assim e 3) o que nossos sentimentos estão dizendo sobre nós ou sobre nossa percepção de outra pessoa ou situação. Essa é uma maneira simples de nos sintonizarmos com nossas emoções, o que pode trazer uma grande percepção.

Um entendimento e conexão com nossas emoções também podem transformar a maneira como rezamos. Incorporar música, escrita e arte em nossa oração pode ajudar a integrar nossas emoções. Assim, podemos explorar como nosso ambiente (imagens, sons, lugares) influencia nossa experiência de oração. O tempo também importa: rezar pela manhã pode ser uma experiência diferente de rezar ao meio-dia e rezar à noite. Compreender nossas emoções pode nos ajudar a discernir quando e onde rezar e identificar quais pensamentos e desejos levar à oração. Personalizar nossa oração não tem como objetivo substituir o serviço litúrgico ou as orações formuladas tradicionais, mas expandir nossa oração além dos horários determinados, permanecendo conectado a Deus durante todo o dia e envolvendo todo o nosso ser.

Santo Inácio sugere que nossa postura também é importante, e que devemos rezar “de joelhos, prostrado em terra, deitado de rosto para cima, sentado, de pé, andando sempre a buscar o que quero” (Exercícios Espirituais, 76). Podemos, num primeiro momento, hesitar em tentar rezar com o rosto para cima, mas ao tentarmos uma vez e podemos ficar espantados com o efeito imediato: instantaneamente podemos nos tornar conscientes da nossa pequenez e da vastidão do poder de Deus. O problema que pode parecer consumir parece muito menor em comparação.

Há também uma forte conexão entre emoções e virtude. As emoções não são boas nem ruins em si mesmas, mas nossa resposta a elas pode assumir um caráter moral. As emoções podem se tornar uma fonte significativa de motivação positiva que incentiva o comportamento virtuoso. Maravilha e reverência diante da natureza e de outros aspectos da vida podem nos levar a um maior senso de reverência ao Deus que criou tudo. Dignidade e um sentimento de repulsa à injustiça podem culminar em virtudes de caridade e misericórdia. Emoções de gratidão, satisfação, realização e paz podem nos levar a uma maior consciência da presença e ação de Deus em nossas vidas.

Seria impossível desenvolver uma lista exaustiva de maneiras pelas quais nossas emoções podem nos ajudar em nossa vida espiritual. Cada um de nós é único e Deus é infinito: as maneiras pelas quais podemos experimentá-lo, não apenas através da criação, através do mundo e através da Igreja, mas também através de sua presença em nós e da natureza que Ele nos deu são infinitas, e vale a pena descobrir uma e outra vez.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Saiba mais sobre o curso acessando a página especial que criamos. Você pode tirar todas as suas dúvidas e ainda mandar um WhatsApp para o coordenador do curso.

Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo